Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FENÔMENO PHI: UM DESAFIO A PSICOLOGIA MODERNA

A Gestalt desenvolveu-se em 1910 por Max Wertheimer. Wertheimer viajava de trem para a Alemanha, então ele teve aidéia de realizar uma experiência para visualizar um movimento quando ele não estivesse efetivamente ocorrendo. Desceu do trem e comprou um estroboscópio de brinquedo eanalisou as sensações que lhe provocaram. Junto com Koffka e Kohler, desenvolveram pesquisas na Universidy of Frankfurt.
Wertheimer acreditava que o fenômeno era tãoelementar quanto uma sensação, mas era diferente de uma sensação ou de uma série de sensações. Chamou essa noção de fenômeno phi, esse existe como é percebido e nãopode ser reduzido em um elemento mais simples. O Fenômeno Phi pode ser explicado como uma ilusão de movimento criada pela rápida sucessão de estímulos visuais, como odesenho animado, por exemplo.
Em 1912 Wetheimer publicou o seu estudo datando daí o marco formalda Escola da Gestalt.

MAX WERTHEIMER (1880-1943)
Nasceu em Praga, estudoudireito na University of Prague, porem mudou sua graduação para filosofia. Obteve seu doutorado, em 1904. Seguiu para a University of Frankfurt para lecionar e realizarpesquisas. Wertheimer tinha imaginação viva e suas aulas eram marcadas por serem estimulantes. Wertheimer fazia parte do primeiro grupo de intelectuais refugiados quefugiram da Alemanha nazista para os EUA.
Casou-se com uma de suas alunas, mas expôs a ela que estaria sempre muito ocupado e envolvido com seus estudos para desenvolvera “Teoria da Gestalt”.
Em 1921 Wertheimer, Koffka e Köhler fundaram o periódico Psycological Reserch, este se tornou a publicação oficial da escola da Gestalt.
tracking img