Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
GEOGRAFIA

Nome: Debora Lindberg
Nº: 14 a
Turma: neja III
FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS

A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são “renováveis” na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário doscombustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode ser reposta.
As fontes de energia alternativa incluem a energia solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar.
Um dos maiores benefícios da energia alternativa é o seu potencial para fornecer fontes de eletricidade baratas e limpas. A energia alternativa também minimiza apoluição e tem um impacto ambiental positivo de diversas formas, assim, as companhias que decidem usar a energia alternativa realçam o seu capital de reputação e passam a ser considerados cidadãos corporativos socialmente responsáveis. As principais energias alternativas são:
* Biomassa
* Eólica
* Solar
* Geotérmica
* Hídrica

Biomassa

Em um processo chamadofotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível,calor por vários processos. 
É um conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia, como cana - de – açúcar, eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai o álcool), o biogás (produto de reações anaeróbicas da matéria orgânica existente nolixo) diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal), e alguns óleos vegetais (mamona, amendoim, soja e dendê). 
Menos de 20 anos, 30% do total da energia consumida será da biomassa. São energias limpas, não produzem poluição e não se esgotam. Podem contribuir para recuperar o meio ambiente devido ao uso produtivo que fazem do lixo e outros detritos.
Ponto de vista da geração de energia, o termobiomassa abrange os derivados de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para sua produção. O ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal.
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se combustíveis fósseis, como, carvão mineral, petróleo e gás natural, resultado de milhões de anos deatividade até à conversão na sua forma atual. A biomassa é um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânica produzida e acumulada. Suas vantagens são a baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente queoutras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis. 
A queima da biomassa provoca a libertação de dióxido de carbono na atmosfera.

Utilização da biomassa como combustíveis
Um dos primeiros empregos da biomassa para adquirir energia teve início com a utilização do fogo como fonte de calor e luz.
O grande salto da biomassa deu-se com advento da lenha na siderurgia, no períododa Revolução Industrial.
Início da exploração dos combustíveis fósseis, como o carvão vegetal e o petróleo, a lenha continuou principalmente nos países tropicais.
O menor percentual de poluição atmosférica global localizado, a estabilidade do ciclo do carbono e o maior emprego de mão – de – obra, alguns dos benefícios de sua utilização.À alta densidade energética e pelas facilidades dearmazenamento, câmbio e transporte.

Energia Eólica

A energia eólica é uma fonte de energia de baixo custo, sem ruído, sem poluição e com retorno garantido onde são utilizadas turbinas movidas a vento para gerar energia elétrica para as redes. É uma opção ecologicamente  correta e ideal para locais não servidos pela rede comercial e pode ser captada de maneira muito simples na praia, no campo, no mar,...
tracking img