Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM

MECÂNICA DOS SOLOS I

LIMITE DE ATTEBERG
GRANULOMETRIA
COMPACTAÇÃO
ADENSAMENTO

ALUNO:
Áthila Almeida Oliveira

PROFESSORA:
Adriana

Índices de consistência (Limites de Atterberg)

Só a distribuição granulométrica não caracteriza bem o comportamento dossolos sob o ponto de vista da engenharia. A fração fina dos solos tem uma importânciamuito grandeneste comportamento. Quanto menores as partículas, maior a superfícieespecífica (superfície das partículas dividida por seu peso ou por seu volume). Umcubo com 1 cm de aresta tem 6 cm² de área e volume de 1 cm³. Um conjunto de cuboscom 0,05 mm (siltes) apresentam 125 cm² por cm³ de volume. Já certos tipos de argilaschegam a apresentar 300 m² de área por cm³ (1 cm³ é suficiente para cobrir uma saladeaula!).O comportamento de partículas com superfícies específicas tão distintas perantea água é muito diferenciado. Por outro lado, as partículas de minerais-argila diferemacentuadamente pela estrutura mineralógica, bem como pelos cátions adsorvidos,como visto nos itens 1.2.5 e 1.3. Desta forma, para a mesma porcentagem de fraçãoargila, o solo pode ter comportamento muito diferente, dependendodas característicasdos minerais presentes.
Todos estes fatores interferem no comportamento do solo, mas o estudo dosminerais-argila é muito complexo. À procura de uma forma mais prática de identificar ainfluência das partículas argilosas, a engenharia a substituiu por uma análise indireta,baseada no comportamento do solo na presença de água. Generalizou-se, para isto, oemprego de ensaios e índicespropostos pelo engenheiro químico Attemberg,pesquisador do comportamento dos solos sob o aspecto agronômico, adaptados epadronizados pelo professor de Mecânica dos Solos, Arthur Casagrande.Os limites se baseiam na constatação de que um solo argiloso ocorre comaspectos bem distintos conforme o seu teor de umidade. Quando muito úmido, ele secomporta como um líquido; quando perde parte de sua água,fica plástico; e quandomais seco, torna-se quebradiço. Este fato é bem ilustrado pelo comportamento domineral transportado e depositado por rio ou córrego que transborda invadindo as ruasda cidade. Logo que o rio retorna ao seu leito, o barro resultante se comporta comoum líquido: quando um automóvel passa, o barro é espirrado lateralmente.
No dia seguinte, tendo evaporado parte da água, osveículos deixam moldado o desenho deseus pneus no material plástico em que se transformou o barro. Secando um poucomais, os pneus dos veículos já não penetram no solo depositado, mas sua passagemprovoca o desprendimento de pó.Os teores de umidade correspondentes às mudanças de estado, como se mostrana Figura 3.4, são definidos como: Limite de Liquidez (LL) e limite de Plasticidade(LP) dos solos. Adiferença entre estes dois limites, que indica a faixa de valores emque o solo se apresenta plástico, é definida como o índice de Plasticidade (IP) do solo.Em condições normais, só são apresentados os valores do LL e do IP como índices deconsistência dos solos. O LP só é empregado para a determinação do IP.

Figura 3.4 – 
Limites de Atterberg dos solos
Figura 3.5 – 
Esquema do aparelho deCasagrande para determinação do LL

Diversas tentativas são realizadas, com o solo em diferentes umidades,anotando-se o número de golpes para fechar a ranhura, obtendo-se o limite pela interpolação dos resultados. O procedimento de ensaio é padronizado no Brasil pelaABNT (Método NBR 6459).O Limite de Plasticidade é definido como o menor teor de umidade com o qualse consegue moldar um cilindro com 3 mmde diâmetro, rolando-se o solo com apalma da mão. O procedimento é padronizado no Brasil pelo Método NBR 7180.Deve ser notado que a passagem de um estado para outro ocorre de formagradual, com a variação da umidade. A definição dos limites acima descrita é arbitrária.Isto não diminui seu valor, pois os resultados são índices comparativos. Apadronização dos ensaios é que é importante, sendo, de...
tracking img