Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
DISCIPLINA DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

IVONE MEIRELES BASTOS DE LACERDA – RA 343551
MÁRCIA BRAGA VIEIRA - RA 335776

PROJETO: AMAR PARA PRESERVAR

PROFESSOR: Maria Clotilde Pires Bastos

MACAÉ, RJ
2012
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PROJETO

Nos dias de hoje discute-se muito a forma como a educação escolar tem sido estruturada.Neste contexto, o aluno e o professor possuem um papel muito passivo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que não têm a possibilidade de construírem este processo. Conteúdos e formas de apresentação das mesmas já estão pré-estabelecidas. Assim, o processo ensino-aprendizagem perde toda sua magia, deixando de ser significativo e prazeroso, tanto para os alunos como para os professores.
Autilização de projetos vem nortear as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade e viabilizando múltiplas relações sociais.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleitopelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.
O trabalho com projetos permite que qualquer criança, mesmo as com necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias de aprendizagem e sua vivência num grupo com estruturas envolventes, conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que as crianças construam sua história de "vida escolar" comentusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo escolar.
Os projetos podem ser planejados e organizados de inúmeras formas, porém algumas ações são fundamentais:
Nome do Projeto:
Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
Problematização:
Público-Alvo:
Objetivo Geral:
ObjetivosEspecíficos: escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem.
Justificativa:
Revisão de Literatura:
Metodologia: - Conteúdos: ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho
- Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, comosites e livros de consulta.
- Apresentação da proposta: deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
- Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
Cronograma: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
Culminância: escolher um produtofinal forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.

AMAR PARA PRESERVAR

Quando se fala em qualidade de vida tende-se a pensar em cuidados médicos. Ter qualidade de vida significa dispor de bem estar físico, psíquico e social.
Segundo Cury(2007), “a definição de qualidade de vida é abrangente e inclui saúde, psíquico e inclui relações sociais, educacionais, alimentares, moradia, ambiente de trabalho, espaço físico”.
Qualidade de vida envolve um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor, ou seja, qualidade de vida passa pela mudança de comportamentos, vivências de valores, cuidados com o ambiente, atenção à saúde,relações bem construídas com os outros.
Infelizmente, a realidade dos dias atuais não permite que a maioria das pessoas tenha uma boa qualidade de vida. Muitas são as nossas preocupações: trânsito, poluição, violência, dinheiros, imagem social, trabalho, problemas de relacionamentos que nos levam a ter medo, angustia, insegurança, ansiedade e inquietação, dificultando o desenvolvimento saudável da...
tracking img