Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
2º E 3º PERÍODO

O objetivo desta aula é apresentar o conceito de Provisão para Devedores Duvidosos, ou seja, como a empresa pode considerar, em seus resultados e demonstrativos, as perdas que tem com os clientes que não pagam, demonstrando, assim, a contabilização da Provisão e seus desdobramentos.
Ao final da aula, você será capaz de compreender o conceito deProvisão para Devedores Duvidosos e considerar essa informação nas Demonstrações Contábeis
A Provisão para Devedores Duvidosos quem pode usar?
Provisão para Devedores Duvidosos –
A Provisão para Devedores Duvidosos é a mais comum das provisões do ativo. De suma importância para as empresas comerciais, devido à inevitável inadimplência de parte de seus clientes, a Provisão para Devedores Duvidososcontabilmente deve ser constituída com base em procedimento que reflitam verdadeiramente as perdas esperadas. Para tanto, faz-se necessário a consideração dos fatores de risco conhecidos a fim de estimar as perdas com Contas a receber.

A Provisão para Devedores Duvidosos é conta do Ativo, possuindo natureza retificadora, uma vez que retifica a conta Clientes ou Duplicatas a Receber, como fimde apresentar o valor líquido provável de realização dos créditos em andamento. É debitada pela baixa dos títulos considerados incobráveis, em contrapartida à conta Clientes.

A conta Provisão para Devedores Duvidosos é creditada pelo valor da provisão constituída, em contrapartida a uma conta própria do Resultado do Exercício, classificada no grupo das Despesas Operacionais e comumentedenominada Despesas com Devedores Duvidosos.
As provisões são valores cujas quantificações dependem de fatos ainda não concretizados, mas que, devido aos princípios da oportunidade, competência e prudência, devem ser contabilizados. Elas podem ser tanto do Ativo, quanto do Passivo.
As provisões do Ativo são contas retificadoras. As provisões do Passivo não são contas retificadoras e sim contas querepresentam obrigações.
PROVISÕES
As provisões estão baseadas nos princípios da:
-oportunidade;
Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas
-competência;
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem,independentemente do recebimento ou pagamento
-prudência.
O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais
CONTABILIZAÇÃO
Débito: Despesas com Devedores Duvidosos.
Crédito: Provisão para Devedores Duvidosos
As provisõessão valores cujas quantificações dependem de fatos ainda não concretizados, mas que, devido aos princípios da oportunidade, competência e prudência, devem ser contabilizados. Elas podem ser tanto do Ativo, quanto do Passivo.
As provisões do Ativo são contas retificadoras. As provisões do Passivo não são contas retificadoras e sim contas que representam obrigações.
As provisões do Ativo-maisutilizadas são:
-Provisão para Ajuste ao Valor de Mercado;
-Provisão para Devedores Duvidosos;
-Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos.
PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS
A Provisão para Devedores Duvidosos é baseada no princípio da Prudência, tendo em vista a possibilidade de não pagamento das duplicatas por parte dos clientes.
Existem dois critérios diferentes para aconstituição da Provisão para Devedores Duvidosos:
-critério das Perdas Prováveis;
-critério das Perdas Efetivas.
>>> Provisão para Devedores Duvidosos pelas Perdas Prováveis
Neste caso a provisão é calculada mediante a aplicação de uma taxa sobre uma determinada base de cálculo.
Este critério não é aceito para legislação do IR para fins de cálculo do Lucro Real. No entanto, com base no...
tracking img