Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inflação: É a categoria predominante de variação do valor da moeda. Trata-se de um fenômeno universal, comum a praticamente todos os países. Corresponde a uma alta generalizada dos preços dos bense serviços, expressos pelo padrão monetário corrente. A alta, que varia de intensidade de país para país e de época para época, implica desvalorização da moeda em relação aos demais ativos. “AInflação é a categoria predominante de instabilidade: sinaliza-se por altas persistentes de preços.”

A inflação pode ter várias causas, embora seja, em essência, um fenômeno de natureza monetária. Quandonão acompanhada por expansão da oferta monetária, tende a auto extinguir-se. Expressa-se por variados ritmos, produz efeitos que vão além das fronteiras convencionais da economia. A velocidade com quese manifesta varia de caso para caso. Por isso, proliferam os adjetivos empregados para tipificá-la. Quanto à velocidade da alta, as expressões usuais são inflação rastejante, inflação acelerada ehiperinflação. Quanto às causas, há inflações de custo, de procura, estruturais e inerciais. Quanto aos tipos, podem ser abertas, reprimidas, corretivas, recorrentes e crônicas. E estes adjetivos podemser combinados entre si para identificar processos de maior especificidade.

A inflação de procura resulta de uma capacidade de dispêndio em relação à oferta agregada: acelera-se mais à medida que aeconomia se aproxima do pleno emprego. A de custos de variações nas remunerações dos fatores de produção: quando a de um deles se expande, sem comprimir as dos demais, transmite-se para os preços,podendo dar origem a uma espiral de alta. A estrutural é atribuída a desequilíbrios crônicos, como os que podem ocorrer na estrutura da oferta, na distribuição da renda e da riqueza e na rigidez dosorçamentos púbicos. E a inercial resulta de um conjunto de fatores de auto propagação, resultantes de expectativas e comportamentos e da prática generalizada da indexação.

A dinâmica e a...
tracking img