Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
S.M.T./S.M.D.

Definição
S.m.t. - surface mounting technology0
Tecnologia de montagem em superfície
S.m.d. - surface mounting device
Componente para montagem em superfície

Tecnologia de montagem de circuitos eletrônicos em superfície (s.m.t.)
Origem: nenhuma ciência tem avançado tão rápido quanto a eletrônica nos últimos anos. Uma das principais e mais aparentes mudanças apresentadas,é a mudança no formato dos componentes. Eles sem dúvida mudaram: ficaram menores.
Origem: nenhuma ciência tem avançado tão rápido quanto a eletrônica nos últimos anos. Uma das principais e mais aparentes mudanças apresentadas, é a mudança no formato dos componentes. Eles sem dúvida mudaram: ficaram menores.
Menores também ficaram os seus terminais, que já nào passam por furos metalizados, e simforam dobrados para serem soldados na superfície das placas o que deu origem à “tecnologia de montagem superficial ou como queiram: smt.A smt é uma tecnologia relativamente nova para nós, que envolve processos, sistemas e métodos diferentes àqueles já conhecidos no método convencional (thru hole).No método convencional temos uma placa toda furada, trilhas unindo esses furos, componentes comgrande espaçamento entre os terminais, sendo esses terminais longos o suficiente para atravessarem a placa e serem soldados do outro lado. Basicamente componentes de um lado e solda do outro, o que facilitava muito os métodos de soldagem(solda a onda por exemplo, ou solda com ferro convencional).É importante salientear que é possivel casar produções em smt juntamente com a convencional.No método smt,a diferença mais aparente é o formato dos componentes e dos terminais.O material isolante nos componentes dimunui drasticamente, o que por consequência diminui o tamanho dos mesmos. Isso não quer dizer que a parte interna também tenha diminuído pois sabemos que a parte funcional de um componente eletrônico é muito pequeno.Na smt os terminais não atravessam a placa, eles tem formato que faz com quepossam ser soldados na superfície da mesma. Portanto um dos lados da placa fica sem uso, ou pelo menos ficaria, já que este método permite que tenhamos componentes dos dois lados da placa ou seja um melhor aproveitamente do espaço que teoricamente traz este método.Daí vem o porquê do nosso mundo eletrônico ter diminuido tanto de tamanho.Os aparelhos eletrônicos cada vez menores e também com maisqualidade.
Vantagens e problemas da smt: Os principais benefícios trazidos por essa tecnologia devem estar bem claros, a esta altura; ela abrange, no entanto, uma rede mais complexa de vantagens e exigências, que podem ser divididas em três áreas distintas: racionalização, miniaturização e confiabilidade.Para uma implementação eficiente dessa tecnologia, os usuários devem obedecer a um conceitoglobal que envolve os componentes em si, as máquina de montagem, o projeto das placas, além do processamento e teste das mesmas. Assim, o preço dos componentes, por exemplo, não deve ser considerado isoladamente, mas em conjunto com o processos de instalação, soldagem e teste. Para apresentar todos estes aspectos de forma mais racional, vamos analisá-los sob o ponto de vista de componentes,circuitos impressos, montagem automatizadas e confiabilidade.Em muitos casos, pode-se reduzir o número de placas por equipamento. E graças a estrutura compacta dos smt’s que dispensa terminais, suas características aqueles normalmente usados, tal como fenolite e fibra de vidro, podem ser usados sem problemas (o que não impede, é claro, a adoção de materiais especiais.A elasticidade da placa e da soldaminimiza os problemas criados pelo coeficiente térmico dos elementos smt cerâmicos, que costuma ser diferente do das placas.Por dispensar os furos, a nova tecnologia propicia uma diminuição ainda maior dos custos; de fato, o preço da furação chega a ser 10% do total da placa (isto sem falar na necessidade de metalizar os furos, em muitos casos).A combinação com os componentes tradicionais é...
tracking img