Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Dosimetria
* Os aceleradores lineares usam em geral um sistema com duas câmaras de ionização divididas ao meio que possuem duas funções principais: medida da quantidade de radiação fornecida pelo acelerador e controle da simetria do feixe.
Principais Áreas de um Acelerador Linear
* (1) Canhão de elétrons Área responsável pela geração dos elétrons que serão acelerados.* (2) Tubo acelerador- Estrutura que acelera os elétrons até a velocidade (energia) desejada.
* (3) Bomba ionica de vácuo- Área responsável por manter o vácuo em toda a estrutura aceleradora.
* (4) Circuito de radio freqüência- Neste exemplo podemos ver uma klystron porém poderíamos usar uma magnetron, dependendo da energia desejada.
* (5) Guia de onda- Estrutura usada parantransportar a radio freqüência até o tubo acelerador.
* (6) Circulador e carga de água- Componentes responsáveis pela absorção da onda de radiofreqüência que não é absorvida pelo tubo acelerador
* (7) Desviação- Componente responsável pelo direcionamento do feixe de elétrons através de 27 graus de curvatura para a área do colimador.
* (8) Carrossel- Área responsável pelacolocação do correto filtro equalizador para fótons ou do correto filtro espalhador para elétrons.
* (9) Colimadores- Área responsável pela definição do campo a ser tratado.
* 10) Circuito de água- Responsável pela circulação de água em todo o equipamento com o intuito de refrigerar as diversas áreas do equipamento.
Acelerador para a Produção de Raios X de Alta Energia
* Quando elétronsde alta energia deixam o acelerador, eles colidem com um alvo de metal. Os elétrons diminuem a velocidade quando passam perto do núcleo carregado positivamente, causando a eles um acréscimo de energia.
* Por ser a energia dos elétrons incidentes tão elevada, ela é liberada em forma de Raios X, os quais são emitidos do lado oposto da incidência dos elétrons no alvo. Este tipo de radiação échamada BREMSSTRAHLUNG, com um spectrum de energia contínua e um valor de pico em função da energia dos elétrons que colidiram no alvo.
Sistema de dimensionamento do feixe
* A finalidade deste sistema é definir o formato e o tamanho do campo a ser aplicado no paciente. Uma luz de campo e um telêmetro ativo são incorporados para ser usado durante o posicionamento do paciente para determinar otamanho do campo e a distância alvo para superfície (pele) respectivamente.
* Como mostrado na figura 1, o colimador primário estabelece o máximo ângulo de dispersão do feixe de tratamento confinando-o num cone de 30º. Após isto, o feixe passa atrás do filtro equalizador, o qual tem a função de deixá-lo uniforme, atenuando mais a área central, por ser mais espessa, e menos nas bordas dofiltro.
* Após passar pela câmara de ionização, o feixe é limitado pelo colimador secundário, que restringe o campo projetado para um campo de 40x40 a 1 metro de distância do alvo/superfície. A forma final do feixe é obtida através do uso de 2 pares de colimadores móveis. Estes colimadores podem fazer campos retangulares de 0,5x0,5 até 40x40.
* O colimador pode também ser rodado paravários alinhamentos de campo no paciente. Vários tipos de blocos podem ser usados para proteger áreas ou órgãos que não precisam ser expostos e não conseguiriam ser protegidos através de campos retangulares.
* Atualmente, o uso do colimador multifolhas já está mais difundido, o que eliminará, quase que na totalidade, o uso dos blocos.
Acelerador para a Produção de Elétrons
* No caso dotratamento com elétrons, o alvo é retirado da frente dos elétrons, os quais colidirão com um filtro espalhador. Neste caso, o formato do campo é feito através de aplicadores/cones de elétrons que devem ter uma distância bastante reduzida da superfície devido às características de dispersão do tipo de radiação.
* Máquinas que produzem dupla energia defótons e várias energias de elétrons...
tracking img