Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Internet
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IPque permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World WideWeb (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade dapopulação. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.
Conceito de Internet
A Internet (com I maiúsculo) é um imenso sistema de redes gateways edecomputadores permanentemente interligados entre si a nível mundial e que funcionam como emissores e receptores de informação, utilizando para isso um conjunto de protocolos de comunicação denominados TCP/IP. A Internet permite interligar sistemas informáticos de todo o mundo, possibilitando a comunicação e a troca de informação de uma forma fácil e rápida. Os meios para efectuar essas ligações são diversos, eincluem rádio, linhas telefónicas, linhas digitais, satélite, ISDN, fibra-óptica, etc.
No centro da Internet existe um backbone de linhas de comunicação de dados entre nós principais ou computadores host, composto por milhares de sistemas de computadores - um ou mais desses nós da Internet ou sistemas decomputadores podem parar de funcionar sem que isso impeça a Internet de funcionar como um todo,porque ela não é controlada por nenhum computadorou rede individual.
 
Serviços disponíveis na Internet
Os serviços disponíveis na Interner são diversos e vão desde a World Wide Web (WWW) ao Email ou correio electrónico, passando pelo FTP - File Transfer Protocol, IRC - Internet Relay Chat, Newsgroups ou grupos de discussão, Gopher, telnet e ICQ.
A internet é fato. Boa para uns, nem tanto paraoutros, mas ela é um fato. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens na internet, existe umlado bom e um lado ruim. Conhecer as duas faces da internet é difícil pela sua dimensão, abstração e percepção que as pessoas têm dela. Neste texto apresento algumas sugestões para demonstrar suas vantagens e desvantagens.
Vantagens da internet
Cultura do conhecimento
Poderíamos chamar simplesmente dedemocratização da educação. A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento.
A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura do conhecimento. Governos e educadores precisam urgentemente tirar proveito da internet para construir um modelo educacional mais amplo.
Conveniência
Uma dasgrandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas.
Inclusão social
Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dosconteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes.
Eliminação de fronteiras
Posso ir ao Louvre em Paris, pesquisar uma informação na Agência de Inteligência Americana, dar uma olhadinha nas ruas de Tóquio pelo Google Street View, ver os vídeos produzidos em Jerusalém, entre outros. Nunca tivemos esta liberdade e facilidade de locomoção pelo globo, embora...
tracking img