Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração


Comportamento organizacional



INTRODUÇÃO



Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve sertransformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa."Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente: é muito difícil abrir uma empresa no Brasil, há uma série de políticas que podem ser modificadas, o sistema de patentes pode ser mais eficiente e o acesso ao capital de risco precisa melhorar", disse Ryan à Agência FAPESP.CAPÍTULO 1

Definição De Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro das empresas, padronizarem uma forma de comportamento, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.
Com focono estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.
O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.
A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho,comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências, etc.
Deve-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoas, mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.
O temperamento daspessoas pode afetar a imagem das organizações; o comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes

Estrutura: Uma maneira das empresas desenvolverem suas atividades. Ela pode ser FORMAL(estrutura planejada, tem o controle da direção fazendo com que tenho um bom crescimento dependendo da organização) e INFORMAL (estrutura que tem uma certa dificuldade de ter conhecimentos da chefia, dificuldades com o controle e desentendimentos entre as pessoas). Clima e cultura organizacional: O clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional. É ter influências de comportamentos dosindivíduos em ter bom desempenho, motivação e satisfação no trabalho.
Ambiente de trabalho: Ter uma boa produtividade em suas tarefas e se sentir realizado com o que faz. É preciso ter motivações em tudo o que desejar fazer.
Planejamento: é necessária para se ter uma possibilidade de construir um bom referencial para o futuro, analisa.

Peter block coloca “como fazer” em perspectiva e apresenta um...
tracking img