Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é uma determinação legal que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscosambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Relaciona-se juridicamente a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 - Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho e com a Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978 - Aprova as NormasRegulamentadoras - NR - do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, tratando-se o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, especificamente na Norma Regulamentadora nº 9 ( NR 9 ).
Esta Norma Regulamentadora foi elaborada e dividida na descrição do objeto e campo de aplicação, estrutura do PPRA, desenvolvimento, medidas decontrole, nível de ação, monitoramento, registro de dados, responsabilidades, informação e disposições finais, deverá manter relação de afinidade com as demais Nr’s, em especial a que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) - NR 7, pois constituirá sua base de formação, norteando as ações decorrentes.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, articulado às demais Nr’sforma o conjunto mais amplo das iniciativas da empresa na preservação da saúde e da integridade física de seus trabalhadores; sua implantação na empresa Centralarme, visa adequar-se às disposições mencionadas, no interesse da promoção do bem estar e qualidade de vida dos seus colaboradores.




















































RazãoSocial: Centralarme
Endereço: Rua General Nestor Passos, 179, Centro - CEP 88000000 - Florianópolis -SC
CNPJ: 74144684000131

Horário de Trabalho: 8hs 12hs
13hs 30min 18hs
Turnos Matutinos, Vespertinos.

CNAE: 4753900
Grau de Risco: 02
Total de colaboradores: 27



































A NormaRegulamentadora n.º 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PPRA, sendo o programa parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras,especialmente com a NR-7 que estabelece o PCMSO, determinando a necessidade de execução dos programas de exames médicos nos trabalhadores, tais como:

• Exame admissional - realizado antes de o trabalhador iniciar suas atividades laborais.

• Exame periódico - realizado anualmente para trabalhadores expostos a algum risco- detectado no PPRA, menores de 18 e maiores de 45 anos, e bianualmente paratrabalhadores compreendidos nesta faixa etária.

• Exame de troca de função - realizado desde que a troca efetuada mude o risco a que o trabalhador está exposto.

• Exame de retorno ao trabalho - Realizado nos empregados afastados do trabalho.

. Exame demissional - Realizados obrigatoriamente dentro dos 15 dias que antecederem o desligamento definitivo do trabalhador.
Os exames médicosvisam à proteção da saúde do trabalhador em todos os setores da empresa, com o objetivo de que qualquer dano ao trabalhador possa ser detectado na fase inicial e com isso serem tomadas medidas para a extinção / minimização do problema.









No período, as atividades desenvolvidas na empresa instalado em Florianópolis está sendo realizada a primeira avaliação no novo endereço da...
tracking img