Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTA TRACEROUTE

http://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm

NOME

Traceroute

PALAVRAS-CHAVE

Roteamento; IP; Ping; UNIX; VMS; Hops; Probe; Grátis.

RESUMO

Traceroute é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até o seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado paradetectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários são reportados, permitindo determinar a contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino. Versões melhoradas dotraceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.

MECANISMO

O comando traceroute envia pacotes de pesquisa UDP (UDP probe packets) com um pequeno "time-to-live" máximo (variável Max_ttl), e então, espera

2 de 8

03/05/2011 11:35

FERRAMENTA TRACEROUTEhttp://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm

por pacotes de resposta "ICMP TIME_EXCEEDED" dos gateways que estão no caminho. Os pacotes UDP começam com um valor Max_ttl de 1 hop, que é incrementado de 1 hop a cada vez, até que uma mensagem "ICMP PORT_UNREACHABLE" é retornada. Esta mensagem indica que o host destino

foi localizado ou que o comando traceroute atingiu o valor máximo de hopspermitido para o "trace".

O traceroute envia três "probes" a cada Max_ttl indicando: O valor Max_ttl O endereço do gateway O tempo de ida e volta (round trip) de cada "probe" bem sucedido.

Se as respostas ao "probe" vêm de gateways diferentes, o traceroute imprime o endereço IP de cada um deles. Se não houver resposta ao "probe" dentro de um intervalo de "time-out" de três segundos, um *(asterisco) é impresso.

Um ponto de exclamação ! é impresso depois do tempo de ida e volta (round trip time) do pacote se o valor Max_ttl é um hop ou menos. Um "time-to-live" máximo de um hop ou menos normalmente indica uma incompatibilidade na forma como as respostas ICMP são tratadas pelos diferentes softwares da rede. A incompatibilidade pode, normalmente, ser solucionada duplicando o valor do últimoMax_ttl usado e tentando novamente.

Outras anotações possíveis depois da indicação do tempo (round trip) são: !H Host inacessível

3 de 8

03/05/2011 11:35

FERRAMENTA TRACEROUTE

http://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm

!N !P !S !F

Rede inacessível Protocolo inacessível Falha na rota de origem Necessidade de fragmentação

Se a maioria das pesquisas (probes) resultam emum erro, o comando traceroute encerra a execução.

SINTAXE

traceroute [-m Max_ttl] [-n] [-p Port] [-q Nqueries] [-r] [-s SRC_Addr] [-t TypeOfService] [-v] [-w WaitTime] Host [PacketSize]

O único parâmetro obrigatório para o comando traceroute é o nome ou o o número IP do host destino. O tamanho do pacote UDP (UDP probe packet) é de 38 bytes, mas pode ser aumentado especificando o tamanhodo pacote (em bytes) após o nome ou número IP do destino.

OPÇÕES

-m Max_ttl Especifica um "time-to-live" máximo (número máximo de hops) usado nos pacotes de pesquisa UDP. O default é mesmo dafault utilizado para conexões TCP). 30 hops (o

-n

4 de 8

03/05/2011 11:35

FERRAMENTA TRACEROUTE

http://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm

Mostra o endereço IP de cada gatewayencontrado no caminho (da origem ao destino).

-p Port Especifica o número base da porta UDP utilizada na pesquisa do traceroute. O default é 33434. O comando traceroute depende de um intervalo de portas UDP abertas de "base a base + número de hops - 1" no host destino. Se uma porta UDP não está disponível, esta opção pode ser usada para pegar um intervalo de portas não utilizadas.

-q Nqueries...
tracking img