Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS


ANDRÉ DA COSTA SOUSA






A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto economico atual










Taguatinga
2012

Teorias da administração

O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência umateoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.
As Teorias dão forma à nossa visão das organizações. Essas também mostra de onde retiramos algumade nossas ideias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. Veja, por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford. Ela é uma aplicação bastante prática da teoria da administração científica, a ideia de que os administradores podem determinar cientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa. Esta teoria é baseada no pressuposto de que as pessoas não gostam detrabalhar: De que pelo contrário, elas precisam de uma supervisão atenta e de incentivo financeiro (uma suposição sensata, dada a natureza monótona, repetitiva e algumas vezes perigosa do trabalho numa linha de montagem). Em anos recentes, entretanto muitos fabricantes enfrentaram uma crise de produtividade, de qualidade e do moral dos empregados, forçando muitos empregadores a repensar as premissas dateoria da administração científica. Em consequência a Ford adotou um novo conjunto de pressupostos sobre os empregados que eles se preocupam com seu trabalho e que querem opinar sobre como ele é organizado e realizado ideias que fundamentam a abordagem neoclássica.
Descrever porque é importante estudar Teorias da Administração e, quais contribuições elas podem dar para as organizações;
Aprimeira razão para se estudar administração é o interesse em melhorar o modo como às organizações são administradas, porque todos interagem com todos cada dia, dentro das organizações.
Também é importante, pois as teorias influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas.
Essas servem como fonte de compensação e / ou previsão de praticas observadonas organizações.
Como a administração é uma disciplina aplicada voltada para resultados práticos, você pode sentir-se impaciente com a ideia de estudar teorias do passado. Mas este estudo é importante por pelo menos quatro razões:
As Teorias guiam as decisões da administração, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostoselaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.A Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida por cientistas sociais, como um movimento de oposição à Teoria Clássica. Com uma abordagem humanística, a Teoria Administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual. A ênfase voltou-se para as pessoas que trabalhavam na organização. Seu surgimento, que começou após a morte de Taylor, a partir da década de 30, foi possíveldevido ao desenvolvimento da Psicologia, bem como as modificações ocorridas no panorama político e sócio econômico da época que foi elaborada.
Psicólogos e sociólogos tomam o lugar do engenheiro e do técnico, surgindo então uma nova concepção da natureza do homem. As relações humanas passaram a ser...
tracking img