Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS)
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
Turma

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belo horizonte

20/11/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DATOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 8

1. INTRODUÇÃO

O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford e Fayol, no que diz respeito à linha de produção, o chamado “chão de fábrica”.
Fazendo uma comparação entre a Toyota de hoje e o Taylorismo empregado na FORD, durante a Administração Científica, é possível observara semelhança na questão da definição do tempo padrão em que a Toyota define em suas tarefas através de um cronômetro.
Na segunda fase do Taylorismo, também é possível encontrar semelhanças como a aplicação de métodos de pesquisa para melhorar a execução das tarefas, empregados cientificamente selecionados e treinados e manter uma atmosfera íntima e cordial entre a administração e ostrabalhadores. Contudo, os métodos são mais evoluídos e adaptados aos dias atuais.
Em se tratando de Henry Ford, a Toyota herdou sua principal filosofia, a qualidade, que segundo o Sr. Watanabe é a principal fórmula para a Toyota se tornar líder mundial no mercado, pois para o presidente, é preciso produzir de acordo com os atuais pilares: estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação. Sendoassim, toda a filosofia da Toyota é voltada para a manutenção e desenvolvimento dos pilares, pois todos os colaboradores realmente conhecem toda a empresa, bem como sua política.
Através das comparações acima, é possível concretizar que a Toyota utiliza-se de técnicas de gestão da Administração Científica. Contudo, adaptadas à atual realidade. Por outro lado, muita evolução no sistema degerenciamento trouxe a Toyota ao topo, pois o sistema de recrutamento e seleção, cultura organizacional e os três pilares (estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação) são de fundamental importância para o atual desempenho da montadora. Os recentes recalls promovidos pela Toyota atingiram o pilar mestre da montadora, cuja história foi construída em torno da qualidade total e do sistemahomônimo, denominado produção enxuta ou lean manufacturing. Introduzido a partir do final da segunda guerra mundial, tinha como objetivos aumentar a produtividade da indústria japonesa e o estereótipo de produto ruim.

Com o passar das décadas, termos como kanban e just-in-time foram introduzidos ao vocabulário de consultores e especialistas ao redor do mundo. A moda era produzir em pequenos lotesatravés de funcionários multifuncionais. Evitar desperdícios e estoques tornou-se obsessão. Ao contrário do que pregaram um dia Taylor, Fayol e Ford, pais da produção em massa e especialização da mão-de-obra.

Hoje cerca de 2,4 milhões de usuários americanos, europeus e chineses não sabem se podem utilizar seus carros. O pedal do acelerador pode travar, provocando acidentes. Os brasileiros podemrespirar aliviados, uma vez que os modelos que rodam por aqui – produzidos em Indaiatuba ou importados do Japão - não foram afetados. O mesmo não se pode dizer da marca. 

Um incidente destas proporções afeta não somente a empresa, mas consumidores, investidores, fornecedores e canais de distribuição. Os números comprovam. 

Os preços das ações caíram 14% desde o anúncio do recall, corroendo o...
tracking img