Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As primeiras experiências envolvendo eletrólise foram iniciadas pelo químico inglês Humphry Davy, que em 1778 obteve o elemento químicopotássio passando uma corrente elétrica atraves do carbonato de potássio (potassa) fundido.
Em 1808, através de sugestões dadas por Jöns Jacob Berzelius, Davy efetuou melhorias no processo, e conseguiu isolar outros elementos a partir dos seus óxidos comoo magnésio e o bário.

Processo eletrolítico

Dependendo do tipo de eletrodo e do modo de obtenção dos íons que constituem o eletrólito as reações que ocorrem no processo eletrolítico são diferentes.

Exemplo de eletrólise
Eletrólise ignea do NaCl:
Os produtos da eletrólise do sal comum quando fundido são os elementos sódio e cloro.
Etapas:
O NaCl é fundido e colocado numa cuba.
Na fusão ocorrea dissociação dos íons do sal: 2 NaCl --> 2 Na+ + 2 Cl-
Dois eletrodos inertes (exemplo, grafites) são mergulhados no sal fundido e ligados a um gerador químico (pilha ou bateria)
Os ânions (2 Cl-) movem-se para o eletrodo positivo (ânodo) onde perdem eletrons (oxidação) tornando-se neutros, e ligando-se entre si:
2 Cl- - 2 elétrons --> Cl2
Por diferença de potencial os dois elétrons sãoenviados através do gerador para o polo negativo.
Os cátions (2 Na+) movem se para o eletrodo negativo (cátodo) onde recebem estes dois elétrons (redução) transformando-se em sódio metálico:
2 Na+ + 2 elétrons --> 2 Na
Encerrado o processo obteve-se a decomposição do NaCl em cloro e sódio metálico:
2 NaCl --> 2 Na + Cl2
Processo industrial importante para a obtenção do sódio e cloro.
Para oeletrodo positivo (ânodo) se dirigem os ânions 2 Cl- e 2 OH-.
Como a facilidade do íon Cl- em perder elétrons é maior que o do OH-, ocorre a descarga dos íons Cl-:
2 Cl- - 2 elétrons --> Cl2
A eletrólise da água salgada ( H2O + NaCl) é um processo industrial importante para a obtenção do hidrogênio, cloro e soda caústica (NaOH). Nesse caso, obedecendo as prioridades de descarga mencionadas abaixo, ohidrogênio será liberado no polo negativo. No polo positivo o cloro. Se os eletrodos forem de cobre, reagirão com o cloro formando um precipitado azul esverdeado (CuCl2). Pela electrólise, pode se decompor a água acidulada em hidrogênio e oxigênio. Este procedimento foi descoberto pela primeira vez pelo químico inglês William Nicholson em 1800, e posteriormente por Faraday em 1820.[editar]Prioridade de descarga de íons
Na eletrólise aquosa, a auto-ionização da água não é desprezível, e portanto deve-se considerar as filas de prioridade de descarga. Os íons em solução deverão competir com os íons H3O+ e OH-.
2 H2O(l) ⇌ H3O+(aq) + OH-(aq)
[editar]Cátions
Da esquerda para a direita, aumenta a dificuldade de descarga: Au3+ Pt2+ Hg2+ Ag+ Cu2+ Ni2+ Cd2+ Pb2+ Fe2+ Zn2+ Mn2+ H3O+ Al3+ Mg2+Na+ Ca2+ Ba2+ K+ Li+ Cs+
[editar]Ânions
Da esquerda para a direita, aumenta a dificuldade de descarga: Ânions não oxigenados e HSO4-, OH-, ânions oxigenados, F-
[editar]Eletrólise com eletrodos reativos

Neste caso quem sofre a oxidação (perda de eletrons) é o próprio ânodo (eletrodo positivo). Isso ocorre porque o electrodo tem mais facilidade para se oxidar que os ânions do electrólito.Exemplo: Eletrólise do CuSO4 com eletrodos de cobre em solução aquosa:
Ionização:
CuSO4 + 2 H2O --> Cu2+ + SO42- + 2 H+ + 2 OH-
No ânodo: O cobre tem mais facilidade para perder elétrons que os ânions presentes:
Cu - 2 elétrons --> Cu2+
No cátodo: Entre os cátions Cu2+ e 2 H+ a facilidade do cobre em receber elétrons é maior, ocorrendo a descarga do íon Cu2+:
Cu2+ + 2 elétrons --> CuAnalisando o processo verfica-se que não ocorreu nenhuma reação química, apenas uma transferência de cobre do ânodo para o cátodo. Como no processo não ocorre a passagem das impurezas este tipo de eletrólise é utilizado para a purificação de metais como cobre e outros. O metal purificado obtido é de altíssima pureza.
[editar]Aplicações

Obtenção de elementos químicos como metais, hidrogênio e...
tracking img