Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Influência Educativa.
Podemos dizer que na atualidade a educação é muito influenciada pela família, trabalho e etc.
Existem meios de comunicação que atuam diretamente na sociedade se opondo às propostas escolares, sendo estas a televisão as multimídias entre outros.
Para que o professor consiga cumprir seu dever de ensinar educar, dentro das propostas educativas escolares seránecessário que se envolvam no tecido social da cidade e que o trabalho do professor seja reconhecido.
Por outro lado é importante que essa mesma sociedade assuma sua responsabilidade educativa e que cada um dos agentes seja consciente de sua cota de responsabilidade. E, além disso, é importante, que a cidade entenda e assuma que a educação é um elemento estratégico imprescindível para seudesenvolvimento harmônico e democrático.
Incluir essa possibilidade social é ponto de partida para a apropriação de espaços educativos que oportunizem uma renegociação pedagógica, e os profissionais que atuam efetivamente na educação é que possibilitarão esse redesenho, sobretudo aqueles que estão em processo de formação e rompem com as práticas consolidadas.
A cidade tem de recuperar sua funçãoeducativa comunitária, que possibilita a consolidação de uma civilização consciente de seus direitos e deveres.
Ela deve estar ciente da necessidade de uma cidade inserida no contexto globalizado, que permita educar seus cidadãos com garantia mínima de qualidade de vida, preservando sua identidade cultural.
E a educação deverá, também, preparar os indivíduos para a apropriação da informação em todosos ambientes existentes.
Os profissionais da educação deverão adaptar-se a esse contexto, pois a atividade profissional requererá projetos inovadores, seja na educação formal, seja na informal.
Para tanto é importante esclarecer quais competências sustentam as ações dos profissionais, assim como é necessário identificar novos espaços de atuação para pessoas bem preparadas e que rompem asbarreiras de muros construídos historicamente, os quais não cabem mais em um modelo democrático de educação.
A construção social convida todos a somarem esforços, trocarem experiências e mudarem comportamentos hoje consolidados, na busca de um caminho mais digno para a humanidade.
O entendimento da sociedade complexa e os investimentos necessários para a mudança são o inicio do reconhecimento dosdesafios futuros que se estabelecem e a identificação das transformações que podem ser implementadas como possibilidades.
Possibilidades nas quais as organizações pedagógicas estruturem espaços educativos de qualidade, que possam realizar a transformação social para que todos os que neles agem e interagem, independentemente da classe social, idade, sexo, raça e outros fatores que possam vir a excluirpessoas.
Dessa forma uma nova construção social é possibilidade efetiva para o sistema educacional.







DESENVOLVIMENTO

Refletir sobre os nossos espaços educativos já é realidade.
Algumas iniciativas de sucesso têm sua gestão do conhecimento consolidada e a transformação do que é conhecimento tático para explícito pode subsidiar outras ações em regiões diversas do país. Baseando-nosem Gadotti, Padilha e Cabezudo (2004), apresentados algumas breves orientações sobre como transformar os espaços em possibilidades pedagógicas, abrindo inúmeras alternativas para o desenvolvimento profissional do pedagogo e dos profissionais que atuam com educação, em suas diversas formas de representação.
Cabezudo (2004) afirma que: “a cidade educadora apresenta personalidade própria,integrada no país onde se localiza”. Essas cidades se relacionam como o seu entorno, em um sistema complexo, que prevê a constante evolução, apoiada no instrumento cultural e em um processo de formação permanente para seus cidadãos, assim, segundo a mesma autora (2004, p. 13):
Essa nova dimensão de conceito da cidade implica considerar que a educação das crianças, jovens e cidadãos, em geral, não é...
tracking img