Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






O desenho técnico evoluiu gradualmente para uma eficiente forma internacional de comunicação gráfica entre desenhistas, profissionais e consumidores.
Instruções claras, inequívocas, devem ser transmitidas pelos desenhos e as Associações de Normas Nacionais continuamente tentam melhorar detalhes secundários para a obtenção de aceitação mundial. No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fixam condições gerais que devem ser observadas na execução dos desenhos técnicos.
É importante que o Engenheiro consiga apreciar toda a informação transmitida pelo desenho, é muito importante entender a razão para a inclusão de cada uma das linhas e notas.
Os desenhos mais avançados podem incluir centenas de detalhes dimensionados, mas cada umdeles representa informação básica relativa a formato, localização, estrutura e acabamento de peças isoladas, se bem que relacionadas.
Desenhos de grandes dimensões são preparados e desenvolvidos combinando-se uma variedade de traços de forma geométrica e o desenhista deve familiarizar-se com os princípios associados da geometria.
Nesta disciplina, serão apresentados certos aspectos dageometria necessários através de aplicações técnicas para possibilitar que o aluno atinja um razoável padrão de competência como desenhista.
Para tanto serão utilizados técnicas desenvolvidas tanto em prancheta como no AutoCAD, instrumento atualmente essencial para a confecção e modelagem de peças.DIFERENÇAS ENTRE O DESENHO ARTÍSTICO E O DESENHO TÉCNICO




O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de um mesma área, como por exemplo na mecânica, na marcenaria, na eletricidade.
O artista transmitiram suas idéias e seus sentimentos de maneirapessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas, assim os desejos são normatizados.






Os desenhos ou peças gráficas,são feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas.
No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas), na qual serão seguidas nesta disciplina.





ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO



A elaboração do desenho técnico muitas vezes é complexo envolvendo váriosprofissionais. O profissional que planeja a peça ou o projeto predial Engenheiro, responsável também pelo seu desenvolvimento a nível de projeto, que inclui o desenho da peça.
Primeiro o Engenheiro observa a que necessidade deve suprir, imaginando como graficamente deve ser. Depois representa suas idéias por meio de um esboço, isto é, um desenho técnico à mão livre. O esboço serve de basepara a elaboração do desenho preliminar. O desenho preliminar corresponde a uma etapa intermediária do processo de elaboração do projeto, que ainda pode sofrer alterações.
Depois a aprovação, o desenho que corresponde à solução final do projeto será executado pelo desenhista técnico. O desenho técnico definitivo, também chamado de desenho para execução, contém todos os elementos necessáriosà sua compreensão.
O desenho para execução, que tanto pode ser feito na prancheta como no computados, deve atender rigorosamente a todas as normas técnicas que dispõem sobre o assunto.
O desenho técnico chega pronto às mãos do profissional que vai executar . Esse profissional deve ler e interpretar o desenho técnico para que possa executar a peça. Quando o profissional consegue ler e...
tracking img