Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nossa Diocese
Diocese de Santo André está situada na Região Metropolitana de São Paulo chamada Grande ABC, num território de 878 Km2 e é composta por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra .
Nestes sete municípios existe uma população de mais ou menos, dois milhões e oitocentos mil habitantes.
Até o inicio dadécada de 90, nossa Diocese tinha uma característica eminentemente industrial com uma população composta em sua maioria de operários. Atualmente, esta característica industrial e operária está sofrendo grandes transformações e dando lugar a uma nova realidade, pois muitas empresas se transferiram para o interior do estado ou até mesmo para outros estados. Esta situação criou graves problemassociais, entre eles, o desemprego, a mendicância, a falta de mercado de trabalho para as novas gerações, etc…
Com as transformações sociais decorrentes da nova situação econômica, o nosso Grande ABC, está se transformando e se caracterizando como região de grande comércio devido à presença de muitas áreas de consumo.
Um outro aspecto dessas transformações está no fato de que o Grande ABC promete,para um futuro não muito distante, a existência de grandes redes nas áreas de educação, estudo e pesquisas, pois já existem aqui grandes investimentos em faculdades e universidades.
Outra característica que está sobressaindo, é a existência de grandes redes hoteleiras e investimentos no setor de serviços.
Este olhar sobre a realidade da Região, faz vislumbrar grandes desafios para a presença eatuação da Diocese de Santo André, pois a população continua em crescente aumento, exigindo respostas no nível pastoral e organizativo.
Quanto à condição da Diocese no contexto do Regional Sul 1 da CNBB, pode-se falar de três níveis.
Um primeiro, diz respeito a sua história, como berço do sindicalismo, de partidos políticos e movimentos sociais diversos. Devido a isso, sua existência destaca-se emâmbito nacional e até mesmo internacional. Permanecem presentes, portanto, grandes desafios sócio-culturais, levando-se em conta as profundas transformações políticas e econômicas ocorridas nas duas últimas décadas.
Um segundo nível, diz respeito à própria presença e ação eclesial, nestes quase cinqüenta anos de sua criação, pois a Diocese, na história da Região do Grande ABC, aconteceu como marcono inicio de sua industrialização e conseqüente urbanização. Sua ação evangelizadora estabeleceu pontos de referência fundamentais para o futuro desta parcela do povo de Deus.
O terceiro nível e, talvez o mais importante, diz respeito ao que está por vir. O futuro para a Diocese de Santo André é desafiador, pois neste novo contexto, exige-se uma identidade mais transparente quanto a sua missão esua presença na sociedade.
Considerando estes três níveis, pode-se dizer que a condição da Diocese no contexto do Regional Sul I é de grande importância, pois, ela vislumbra um crescente progresso na ação pastoral e nas respostas aos desafios desta mesma pastoral.
Bispos que fizeram história na Diocese de Santo André:
• D. Jorge Marcos de Oliveira – 1º Bispo – in memoriam
• D. Claudio CARDEALHummes, OFM – prefeito da Congregação do Clero, alto cargo da Santa Sé
• D. Décio Pereira – 3º Bispo – in memoriam
• D. Airton José dos Santos – Bispo auxiliar – Atual Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes
• D. Nelson Westrupp, scj – Atual Bispo da Diocese de Santo André
BRASÃO – DIOCESE DE SANTO ANDRÉ
A composição do escudo da Diocese de Santo André é bem simples, segundo as orientações defeitio dos brasões, para que os elementos sejam significativos e bem evidenciados. Ele é composto por três campos, cuja divisão se faz pela representação de uma montanha em marrom. No campo em destaque, que se abre ao centro, encontram-se os cinco pães e dois peixes; no campo superior esquerdo, a “Estrela da Manhã” e no campo superior direito, a representação de uma engrenagem, ambos sobre o...
tracking img