Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Direito
Professor (a): Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Em vez das células, as cédulas

Zuenir Ventura, Jornal doBrasil, 2009

Nesses tempos de clonagem, recomenda-se assistir ao documentário “Arquitetura da Destruição”, de Peter Cohen. A fantástica história de Dolly, a ovelha, parece saída do filme que conta aaventura demente do nazismo, com seus sonhos de beleza e suas fantasias genéticas. Os cientistas são engraçados: bons para inventar e péssimos para prever. Primeiro, descobrem; depois se assustam com orisco da descoberta e aí então passam a gritar “cuidado, perigo!!”.
O documentário mostra como os rituais coletivos, os grandes espetáculos de massa, as tochas acesas ..., tudo isso constituía umculto estético - ainda que redundante (...) E o pior – todo esse aparato era posto a serviço da perversa utopia de Hitler: a manipulação genética, a possibilidade de purificação racial e de eliminaçãodas imperfeições, principalmente as físicas. Não importava que os mais ilustres exemplares nazistas, eles próprios, desmoralizassem o que pregavam em termos de eugenia.
O que importava é que aspessoas queriam acreditar na insensatez, apesar dos insensatos, como ainda há quem continue acreditando. No Brasil, felizmente, Dolly provoca mais piada que ameaça. Já se atribui isso ao fato de que a nossaarquitetura da destruição é a corrupção. Somos claques mesmo é em clonagem financeira. O que seriam nossos laranjas e fantasmas senão clones e replicantes virtuais? Aqui, em vez de células, estamosinteressados é em manipular cédulas.

01. A relação entre o documentário “Arquitetura da Destruição” e a história da ovelha Dolly guarda pertinência porque, nos dois relatos, subjaz a idéia de (2,0)a) recorrência a valores de ordem histórica.
b) rejeição ao materialismo cientificista.
c) manipulação de resultados estatísticos.
d) ameaça a valores de natureza inalienável.
e) intolerância...
tracking img