Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
D I S C U R S O S D A S U S T E N T A B I L I D A D E

sejam direitos ao que serão consideradas condições saudáveis de existência, sejam direitos ao usufruto durável da existência simbólica desítios urbanos. A palavra cidadania retorna assim a seu espaço de origem – a cidade –, sobrepondo-se ao sentido até aqui dominante,referido ao Estado-Nação.
As propostas de reprodução adaptativa dasestruturas urbanas, que têm por foco ore ajustamento das bases de legitimidade das políticas urbanas, procuram, por sua vez, refundar o projeto urbano segundo o modelo da eficiência ou da eqüidade. Emambos os casos, estará em jogo a cidade como espaço de construção durável de pactos políticos capazes de reproduzir no tempo as condições de sua legitimidade. Ao promover uma articulação “ambiental” dourbano, o discurso da sustentabilidade das cidades atualiza o embate entre “tecnificação” e politização do espaço, incorporando, desta feita, ante a consideração da temporalidade das práticas urbanas, oconfronto entre representações tecnicistas e politizadoras do tempo, no interior do qual podem conviver, ao mesmo tempo, projetos voltados à simples reprodução das estruturas existentes ou aestratégias que cultivem na cidade o espaço por excelência da invenção de direitos e inovações sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACSELRAD, H. Sustainability and Territory. In: Internacional Seminar on“Sustainability as a Concept for Social Sciences”. Frankfurt: ISOE/Unesco, 1996.
ALVA, E. N. et al. Metrópoles (in)sustentáveis. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
BLOWERS, A. (Ed.). Planning for aSustainable Environment. Londres: Earthscan, 1996.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro/Lisboa: Difel/Bertrand, 1989.
BREHENY, M., ROOKWOOD, R. “Planning the Sustainable City Region”. In:BLOWERS, A. (Ed.). Planning for a Sustainable Environment. Londres: Earthscan,1996. p.151.
BRUNDTLAND, G. Nosso futuro comum. São Paulo: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1987.
CAMAGNI, R.,...
tracking img