Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) e justifique as assinaladas com F:
1.1. (    ) A filosofia surge entre os sofistas como uma ciência especulativa que caracteriza-se pela busca, na natureza,de um fundamento para a constituição da cidade.
 
 
 
1.2. (   ) Asceticismo, cinismo, utilitarismo e empirismo são conceitos que caracterizam o pensamento dos sofistas.
 
 
 
 
1.3.(    ) Para os filósofos gregos a política tinha como finalidade a manutenção do poder. O soberano deveria usar de todos os meios possíveis para se manter no poder.
 
 
 
1.4. (     ) A ética socráticacaracteriza-se por relativizar os valores, isto é, os valores e tradições de cada cultura devem ser respeitados como fonte da moralidade.
 
 
 
 
1.5. (    ) A metafísica caracteriza-se por ser umconhecimento racional que não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível, mas nos puros conceitos formulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto. Os sofistas inventaram ametafísica.
 
 
 
 
1.6. (     ) A homologia fundamenta a filosofia metafísica, uma vez que os filósofos afirmam o conhecimento de leis universais e necessárias.
 
 
 
 
1.7. (      ) Pode-seafirmar que o pensamento sofista é semelhante ao pensamento de alguns dos filósofos modernos, pois trabalham com conceitos que ainda hoje são valorizados, como por exemplo, os conceitos de relativismo eutilitarismo.
 
 
 
1.8. (   ) De acordo com Protágoras devemos buscar na natureza a fundamentação das leis da cidade.
 
 
 
 
1.9. (   ) O pensamento filosófico caracteriza-se por ser umpensamento dialético, pois crítica sempre os valores que são impostos pela sociedade aos indivíduos.
 
 
 
 
1.10. (   ) Pode-se afirmar que a ética hedonista prescreve a purificação da alma comocondição para a felicidade.  
 
 
 
2. Responda (mínimo de 6 linhas para cada questão):
2.1. Apresente e comente as críticas de Sócrates aos Sofistas.
 
2.2. Qual é a relação entre a...
tracking img