Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Introdução à Administração
Professor: Fernando Querubim

Unidade 1 – Administração: Fundamentos
1 INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. As organizações são constituídas por pessoas e dependem de outras organizações para obterem os recursos que necessitam. Osrecursos (físicos e materiais, financeiro, tecnológico e mercadológico) são administrados pelas pessoas que compõe a organização. Observa-se que as pessoas dependem das organizações, e estas por sua vez dependem do trabalho das pessoas. As organizações são heterogêneas quanto aos objetivos, a estrutura, a complexidade de suas operações e ao tamanho. Ressalta-se que todas têm um elemento em comum: oobjetivo. Porém, ele é variável de acordo com a organização. Quanto a questão do lucro elas podem ser lucrativas ou não-lucrativas. A produção de bens (produtos) e a produção de serviços (atividades especializadas) se dá através das organizações.
As organizações necessitam de um administrador que irá conduzi-las ao alcance dos objetivos. O resultado do desempenho organizacional dependerá daeficiência e da eficácia do administrador. Para que o administrador exerça bem o seu papel é necessário que ele tenha habilidades e conhecimentos. Para que as organizações sejam adequadamente administradas, elas precisam ser estudadas, conhecidas e analisadas. Considera-se que um dos desafios do administrador na sociedade contemporânea é a instabilidade e a imprevisibilidade presente em todos os setoresde suas atividades.

2 O QUE É TGA?
Considera-se que a proposta da TGA (Teoria[1] Geral da Administração) não é ensinar ao profissional de administração o como e sim o porquê. Isto porque a TGA visa ensinar quais as coisas devem ser feitas de acordo com as circunstâncias. A TGA não tem como objetivo formar executores de tarefas, ou seja, profissionais que realizam atividades mecanicamente e simfuturos profissionais que pensem, ponderem e raciocinem a partir de conceitos e idéias que foram aprendidas. Considera-se, também, que a TGA atua como facilitadora, permitindo que o profissional de administração possa agir como um empreendedor, um agente de mudanças e de inovação. Não se pode esquecer que o momento atual é de mudança e instabilidade. Considera-se que a Teoria Geral da Administraçãoé o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração das organizações em geral e das empresas, do ponto de vista da interação e interdependência entre as variáveis básicas - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.

3 ADMINISTRAÇÃO
3.1 POR QUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO - Você pode achar que a administração se relaciona primordialmente às empresas. Esta idéia éparcialmente correta, mas está incompleta, pois a administração é necessária para todos os tipos de atividades organizadas. Existe uma organização todas as vezes que duas ou mais pessoas interagem para alcançar certo objetivo. E há a necessidade de administração em todas as organizações, famílias, clubes, pequenas e grandes empresas, organizações públicas e privadas, lucrativas ou não, fábricas, empresasde prestação de serviços, indústrias, etc. A administração é necessária por três razões principais: para alcançar objetivos organizacionais e pessoais, para equilibrar objetivos conflitantes e para conseguir eficiência e eficácia. O objetivo na maioria das organizações é fornecer um produto/serviço para o público, independente da natureza ou tipo de organização.

3.2 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
-Maximiano - administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
- Silva - administração como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
- Terry - administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação...
tracking img