Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico .

Porque ele é formado por cátions e ânions. Para que haja a formação de cloreto de sódio, umátomo de sódio deve perder um elétron e assim, tornar-se um cátion, e doá-lo para um átomo de cloro, que deste forma, passa a ser o ânion cloreto. Aotornar-se um cátion, o sódio passa a ter carga positiva, e o cloreto, ao tornar-se um ânion passa a ter carga negativa. Assim, como possuem cargas opostas,estes íons se atraem mutuamente. Então, o cloreto, Cl-, passa a atrair alguns íons sódio, Na+ em torno de si, enquanto que os íons Na+ também atraem algunsíons Cl-ao seu redor. Desta forma, forma-se o sólido iônico, intercalando cargas opostas e organizado de forma que as atrações entre as cargas devem sermáximas e as repulsões devem ser mínimas.

Represente a ligação iônica que forma o sal ( cloreto de Sódio )

Pense e pesquise e responda : A Agua domar rica em cloreto de sódio é excelente condutora de eletricidade , mas por que o sal de cozinha solido não conduz corrente elétrica ?

Quando seencontram em estado sólido, os sais inorgânicos tem seus íons posicionados em um arranjo chamado rede cristalina. Nesta rede, os ânions e os cátions seencontram imobilizados (travados) uns pelos outros. Quando dissolvemos estes cristais sólidos em água, os ânions e cátions separam-se uns dos outros (desde que osal seja solúvel em água), e estando livres para se movimentarem podem formar uma corrente ordenada em um sentido determinado (corrente elétrica).
tracking img