Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no estudo da liderança exercida pelo Almirante Alexandrino de Alencar o qual dos seus 78 anos de vida, permaneceu 61 anos dentro dos quadros da Armada nacional. Para efeito de esclarecimento é importante que façamos um breve histórico a respeito do cenário cultural, econômico, psicossocial e político que influenciou o seu aparecimento e suasações.
No período de 1886/87, a monarquia não era mais uma solução e sim um problema. As instituições, a agricultura, a indústria, o comércio, os partidos, os religiosos passaram a ser vítimas da desintegração do Governo. No que concerne às Forças Armadas, as queixas contra a indiferença do Imperador e de seu gabinete se avolumavam. Desde o término da guerra (Brasil x Paraguai) se ressentiam elas da faltade meios adequados para o seu melhor adestramento. O descontentamento agravou-se com a tentativa de atribuir aos quadros do Exército o papel de “capitão do mato”, isto é, de caça a escravos fugitivos.
Em 1889 contrariamente a tantos oficiais da Marinha, que se mantiveram fiéis à coroa, Alexandrino de Alencar apoiou o pronunciamento militar que derrubou o regime monárquico e instituiu no país osistema republicano. Comandante do Encouraçado Riachuelo, no posto de Capitão Tenente, a 15 de novembro daquele ano ele desembarca no Porto do Rio de Janeiro, à frente de sua marujada, para dar cobertura ao movimento, desfechado pelo Exército. No Arsenal de Marinha, ao lado do Almirante Wandenkolk, recebeu o agrupamento, encabeçado por Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant, selando-se nesseencontro “congraçamento das duas forças armadas em prol da República”. Daí a dois dias, em 17 de novembro, o Encouraçado Riachuelo levantou ferros, sob seu comando, com a missão de comboiar o Vapor Alagoas, que levou para o exílio D. Pedro II e a família imperial.
Em seis de setembro de 1893 eclodiu a Revolta da Armada contra o governo de Floriano Peixoto. Durante pouco mais de sete meses o EncouraçadoAquidaban se manteve em operações, sob seu comando, inicialmente em águas da Baía da Guanabara, depois nas do litoral Sul. Torpedeado em 16 de abril de 1894, nas proximidades da Cidade de Desterro (atual Florianópolis), o seu encouraçado ficou fora de combate. Então o futuro almirante não teve alternativa senão abandoná-lo no que foi acompanhado por toda tripulação. Pretendia asilar-se emterritório argentino. Não tardaria, porém, a mudar de idéia, tendo resolvido continuar em terra a luta iniciada no mar. Embora não ignorasse as adversidades que teria de enfrentar, deu de rédeas no cavalo e, seguido pelos seus marinheiros, tocou-se de marcha batida ao encontro da coluna de Gumercindo Saraiva. Convidado a integrar o Estado-Maior do famoso caudilho, tomou parte no combate de Passo Fundo, umdos mais sangrentos da revolução. Foi o seu batismo de fogo fora da Marinha.
Desgarrado da revolução, num momento em que os recursos mais elementares começavam a faltar aos federalistas em retirada, não teve outra saída senão emigrar para Montevidéu, onde o número de exilados já era avultado, ali chegando em abril de 1885. Seu exílio prolongou-se até 1887, ano em que recebeu anistia, o que lhepermitiu o regresso ao Rio de Janeiro e a reintegração na Marinha.
Em 1905, Alexandrino é eleito senador pelo Estado do Amazonas, e luta pela reformulação do programa naval de 1904. Em 1906 no governo do Presidente Afonso Pena assume o cargo de Ministro da Marinha pela primeira vez e torna a assumir esse cargo por mais quatro governos, nos quais fez parte de diversos acontecimentos tais como acriação da Escola de Aviação Naval, Escola de Submersíveis e Escola de Guerra Naval, e também fez parte da Primeira Guerra Mundial.
Com base no que foi dito acima é fácil entender o porquê do Almirante Alexandrino de Alencar ser fruto de nosso trabalho. Ele participou de diversos momentos importantes da história do Brasil, em que boa parte deles, ele estava exercendo cargos de chefia, e muito mais...
tracking img