Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A) LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A importância maior das vanguardas residiu no triunfo de uma concepção inteiramente libertária da criação artística. O pintor, o escritor ou o músico não precisam se guiarpor outras leis que não as de sua própria interioridade e seu próprio arbítrio. A liberdade só poderá ser cerceda por regimes autoritários que proibem a circulação dos objetos artísticos. Casocontrário, todas as normas foram abolidas.

B) INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO
Uma das maiores conquistas do modernismo, a valorização da vida cotidiana traz para uma abertura temática sem precedentes pois, atéentão, apenas assuntos "sublimes" tinham direito indiscutível ao mundo literário. Agora, o prosaico, o diário, o grosseiro, o vulgar, o resíduo e o lixo tornam-se os motivos centrais da estéticamodernista. A aventura do cotidiano leva o artista a romper com os esquemas de vida burguesa. Ele descobre o folclórico e o popular, elementos dos quais se apropiará, muitas vezes indevidamente. Acima detudo, o artista está consciente de que todos os objetos podem se tornar literários.

C) LINGUAGEM COLOQUIAL
Este anticonvencionalismo temático, esta dessacralização dos conteúdos encontracorrespondência na linguagem. Além das inovações técnicas, alinguagem torna-se coloquial, espontânea, mesclando expressões da língua culta com termos populares. Liberto da escrita "nobre", o artista volta-separa um estilo prosaico, que admite "erros" gramaticais e palavras comuns.

D) INOVAÇÕES TÉCNICAS
O rompimento com os padrões culturais do século XIX implicaria no surgimento de novas técnicas deescritura, tanto no domínio da poesia, quanto no da ficção. As principais conquistas foram:

- O verso livre: o verso já não está sujeito ao rigor métrico e as formas fixas de versificação, como osoneto, por exemplo. Também a rima se torna desnecessária.

- A destruição dos nexos: os chamados nexos sintáticos, preposições, conjunções, etc. São eliminados da poesia moderna, que se torna mais...
tracking img