Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Conflitos no Oriente Médio

Os conflitos no Oriente médio são milenares, tiveram inicio nos primeiros tempos da antiguidade. As lutas pela ocupação da palestina provocaram varias guerras ao longo dos seis mil anos de historia conhecida. As forças em conflito naquela região sempre foram muito complexas, e o entendimento sobre o que se passa naquela região torna-se ainda mais difícil paranos por causa da diferença cultural entre oriente e ocidente.
Durante a idade media a região foi dominada por povos islâmicos, criando uma nova forma de antagonismo:o conflito religioso entre cristãos e mulçumanos. A tentativa dos cristãos de recuperar os lugares sagrados, onde cristo teria vivido e morrido, justificou o movimento das cruzadas , a partir do século XI.
A partir da segunda metadedo século XIX, a expansão imperialista européia acentuou a complexidade da situação, porque as potencias imperialistas passaram a interferir nas questões locais. Esse contexto conflituoso se agravou após a segunda guerra mundial.

A questão do petróleo.

O petróleo que começou a se transformar em matéria prima de importância fundamental para o mundo a partir da segunda guerra mundial. Adescoberta e a exploração de um numero cada vez maior de poços petrolíferos no oriente médio fizeram com que as principais potencias da época e suas grandes empresas se interessassem cada vez mais por aquela importante fonte energética.
Contudo não só áreas próximas aos pontos onde as rotas de navegação se estrangulavam, como o canal de Suez.
Depois da segunda guerra mundial, a situação política dooriente médio foi se tornando ainda mais conplexa, transformado-o numa das regiões de maior tensão política do mundo contemporâneo. Fatores como: o surgmento das superpotência, EUA e a URSS, pois queriam pois queriam ampliar suas áreas de influencia nesse território, com interesse também no petróleo.
O surgimento do estado de Israel , que acabou se transformando em um território de conflito. Entreoutros

A formação do estado de Israel.

Os Hebreus antepassados dos Judeus, habitaram a palestina na antiguidade, no ano 70 d.C, quando a região era dominada pelo império romano, os judeus saíram de sua terra depois que Jerusalém foi destruída pelos romanos, e se espalharam por vários pontos do império. Esse acontecimento é conhecido na historia judaica como Diáspora. Os judeus passaram a ser, então um povo sem pátria. As especificidades de sua cultura e de sua religião impedirem a assimilação por varias sociedades, como aconteceu com vários povos da antiguidade. Com a saída dos judeus, a palestina foi ocupada por povos de origem árabe.
O massacre perpetrado pelos nazistas contra os judeus comoveu o mundo quando a existência dos campos de concentração foi tornada publica. É precisosalientar que a existência dos campos de concentração não era uma informação de domínio publico, mas não era desconhecida das autoridades internacionais. Os dirigentes de vários países da Europa tinham informações sobre o que se passava na Alemanha antes mesmo da eclosão da guerra em 1939. já salientamos que a espionagem foi uma das marcas das relações internacionais no século XX. Existemdocumentos provando que o Vaticano também foi informado dos crime cometidos contra aquele povo.
Embora tivessem se calado quando ainda poderiam ter salvado milhares de pessoas, as autoridades internacionais reunidas na ONU decidiram ao final da Segunda Guerra Mundial, promover a formação do Estado de Israel para que os judeus voltassem a ter pátria.
A idéia da criação do estado de Israel já estavasendo discutida desde o começo do século XX. Em 1917, a Inglaterra já se mostrava favorável à criação de Israel, mas a pressão árabe e a grande migração de judeus, provocada pela perseguição nazista, não permitiram a conclusão de um acordo sobre este assunto.
No dia 14 de maio de 1948, o líder judeu Davi Ben Gurion proclamou a fundação do estado de Israel. imediatamente começou o primeiro conflito...
tracking img