Trabalho S Ndrome Do Desfiladeiro Tor Cico 2

2658 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇU/CAMPUS V – UNIG
CURSO FISIOTERAPIA
6º PERÍODO

ADRIANA IMBELONI MATTOS
ALEXANDRE JERÔNIMO DE ANDRADE FILHO
RITA DE CÁSSIA DOS SANTOS

SINDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO PROFESSOR JÚLIO CAMPOS

ITAPERUNA
MARÇO/2015

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

O que é?
Síndrome do desfiladeiro torácico consiste em uma patologia causada por diversos fatores, sendo causada na maioria das vezes por compressão do feixe neurovascular plexo branquial, artéria e a veia subclávia, quando estas estruturas passam pelo estreito do desfiladeiro torácico. Esta patologia atinge diversos profissionais, que se utilizam em excesso das musculaturas da cintura escapular, cujo tratamento é basicamente cinesioterápico juntamente com outras técnicas fisioterápicas ou até cirúrgicas.

Conceito
Esta síndrome refere-se a um complexo sintomático resultante da compressão do fluxo neurovascular na saída torácica (artéria, veia ou nervos) no seu percurso através do pescoço e do ombro. As costelas cervicais, as anormalidades do músculo escaleno anterior, a proximidade da clavícula com a primeira costela, ou a inserção anormal do músculo peitoral menor podem comprimir a artéria subclávia e plexo braquial quando estas estruturas passam do tórax para o braço.

Anatomia
Os nervos de C5 a T1 saem do foramen intervertebral para formarem o plexo braquial, que sai da região cervical entre os músculos escalenos médio e anterior. Os principais vasos (artéria e veia subclávia) saem do mediastino e passam através e envolta dos músculos escalenos. A artéria subclávia sai do arco aórtico e se junta com o plexo braquial na superfície anterior do músculo escaleno médio. Os músculos escalenos médio e anterior se originam do processo transverso da vértebra cervical mais alta e se inserem no primeiro arco costal. O plexo braquial e a artéria subclávia viajam entre esses dois músculos, acima do primeiro arco costal e abaixo da clavícula. A veia subclávia passa sobre o

Relacionados