Trabalho o meio ambiente no processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE PAULISTA

FRANCIÉLE PINTO DE CAMPOS RA: A699325

O MEIO AMBIENTE NO PROJETO EDUCATIVO

Sorocaba– SP
2010/2

Educação Ambiental: política e Sociedade
O Meio Ambiente no projeto educativo.

Projeto Atividade Pratica Supervisionada
Trabalho Integrado do Curso de Pedagogia
Apresentado aUniversidade Paulista (UNIP)

ORIENTADORA:
Prof.ªMsª Paula Medeiros Prado Sivestrini

COORDENADORA:
Profª. Drª. Márcia Meneghel Bardou de Carvalho

SOROCABA
2010

1- INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental é um processoparticipativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
Observando a necessidadede trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, este projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

2- JUSTIFICATIVA
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüênciaao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e noespaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.
É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedadesocialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todosos níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.

3- PÚBLICO ALVO

Este projeto é destinado a criança de 6 a 10 anos, cursando as séries iniciais do ensino fundamental.

4- DURAÇÃO

Este projeto tem a duração de 12 dias, constando de 12 aulas, tendo cadaaula 04 horas diárias.

5- OBJETIVOS

➢ Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente
➢ Estimular e sensibilizar para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
➢   Reconhecer que o ser humano é o principal protagonista do meio ambiente;
➢ Promover uma novaética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade
➢ Desenvolver e estimular na criança a criatividade, a leitura, a escrita, a oralidade e a socialização;

6- METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo, além de contar com as...
tracking img