Trabalho ipv¨6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IPV6

Introdução
A internet é uma rede que interconecta milhões de computadores no mundo inteiro. Para que essa comunicação ocorra, cada dispositivo conectado necessita de um endereço único, que o diferencie dos demais. Essa é a função do IP (Internet Protocol). O problema é que, a cada dia que passa, mais e mais computadores são ligados à internet (entenda computadores de maneira geral, istoé, PCs, servidores, smartphones, tablets, etc) e, por conta disso, o número de endereços IP disponível está acabando. É aí que entra em cena o IPv6, sigla para Internet Protocol version 6. Neste artigo, você conhecerá um pouco do funcionamento desse protocolo e entenderá como ele poderá solucionar o problema da falta de endereços na internet.

Endereço IP
Antes de entrarmos no assunto IPv6 emsi, é importante conhecer o IPv4, que convencionamos chamar apenas de IP. O IPv4 é composto por uma sequência numérica no seguinte formato: x.x.x.x, onde x é um número que pode ir de 0 a 255, por exemplo:
189.34.242.229
Para que cada computador conectado à internet tenha um endereço IP exclusivo, uma entidade chamada IANA/ICANN distribui "cotas" de IP para todas as partes do mundo. Essas cotassão administradas por entidades regionais que, por sua vez, as repassam para provedores, também chamados de ISP (Internet Service Provider).
Quando você contrata uma empresa para fornecer acesso à internet à sua residência, por exemplo, o provedor irá fornecer um endereço IP de sua cota (em boa parte dos casos, esse endereço muda a cada conexão) para conectar seu computador ou sua rede à internet.Websites também têm endereço IP, afinal, ficam armazenados em servidores que, obviamente, estão conectados à internet.
O formato do IPv4 é uma sequência de 32 bits (ou quatro conjuntos de 8 bits) e isso permite, teoricamente, a criação de até 4.294.967.296 endereços. Uma quantidade muito grande, não é mesmo? Mas, acredite, em pouco tempo será insuficiente.
Esse problema existe porque a internetnão foi planejada de forma a ser tão grande. A ideia original era a de se criar um sistema de comunicação que interligasse centros de pesquisa. Somente quando a internet passou a ser utilizada de maneira ampla é que ficou claro que o número máximo de endereços IP poderia ser atingido em um futuro relativamente próximo. Foi a partir dessa percepção que o projeto IPng (Internet Protocol nextgeneration) teve início, dando origem ao que conhecemos como IPv6.

Esgotamento de endereços IP
Não é difícil entender o porquê do esgotamento de endereços no formato IPv4. Para início de conversa, parte desses 4 bilhões de combinações disponíveis, como aquelas que começam em 10 e 127, por exemplo, estão reservados para redes locais (saiba mais sobre isso no artigo Endereços IP) ou para testes. Alémdisso, há uma parte expressiva de endereços que são destinados a instituições e grandes corporações.
Mas o fato principal é que o mundo está cada vez mais conectado. É possível encontrar pontos de acesso providos por redes Wi-Fi em shoppings, restaurantes, aeroportos e até em ônibus. Sem contar que é cada vez mais comum o número de pessoas que tem conexão banda larga em casa e também assinatura deum plano 3G para acessar a internet no celular ou no notebook a partir de qualquer lugar.
Medidas paliativas foram adotadas para lidar com essa questão, como a utilização do NAT (Network Address Translation), uma técnica que permite que um único endereço IP represente vários computadores, esquema esse que é aplicado, por exemplo, em provedores de acesso via rádio ou até mesmo por operadoras queoferecem acesso 3G.
O problema é que o NAT e outras medidas implementadas têm suas limitações e, no máximo, apenas adiam o esgotamento, de forma que uma solução definitiva e prática precisa ser adotada. A essa altura, você já sabe que tal solução atende pelo nome de IPv6.

Endereços IPv6
A criação do IPv6 consumiu vários anos, afinal, uma série de parâmetros e requisitos necessitam ser...
tracking img