Trabalho i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES OBJETIVAS
1ª) (OAB/CESPE/2009.1) Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT:
a) No contrato mencionado, o contrato deexperiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias.
b) O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa.c) É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo qual não é permitida a forma verbal.
d) Um contrato de trabalho por prazodeterminado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Alternativa A, vide art.445, Paragrafo Unico, CLT c/c art.451, CLT.

2ª) (OAB/RJ – 33º EXAME) Omercado de trabalho privilegia a mão-de-obra qualificada. Atenta a essa realidade, a legislação trabalhista faz incidir sobre o contrato de estágio e sobre o contrato deaprendizagem regras específicas. A respeito dessas regras, assinale a opção incorreta:
a) Tanto o contrato de estágio quanto o contrato de aprendizagem podem atrair alegislação-padrão celetista aplicável ao contrato individual de trabalho (art. 442, CLT), se não satisfeitos os requisitos formais e materiais previstos em lei.
b) O contrato deaprendizagem gera vínculo de emprego, enquanto o contrato de estágio não gera vínculo de emprego.
c) O caráter híbrido do contrato de aprendizagem, ao mesmo tempo prestação deserviço e aprendizado metódico de ofício, exige o recolhimento de FGTS, em iguais condições com o empregado típico.
d) Ajudas de custo ou outras espécies de retribuiçãoproporcionadas ao estagiário pela empresa tomadora não possuem natureza salarial.

Alternativa C, no contrato de aprenizagem recolhe-se 2% do FGTS, vide art.15, §7º, Lei 8.036/ 90.
tracking img