Trabalho e stress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O stress é algo que não deve ser negligenciado. Ele é um dos problemas mais frequentes e duradouros que aflige diariamente desde estrelas do esporte até trabalhadores de escritório. O stress pode ser causado por uma variedade de coisas, inclusive pelo trabalho.
As causas de estresse são diversas e duas pessoas não respondem da mesma forma as situações estressantes, nomeadamente osde natureza profissional. Contudo, determinadas condições de trabalho em que se desenvolve a atividade, parecem constituir circunstancias indutoras de estresse para a maioria dos indivíduos.
A experiência psicológica de estresse, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se com sintomas físicos, emocionais, intelectuais e comportamentais, com repercussões na saúde do individuo.

Trabalhoe Estresse

O que é Estresse?

Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.
O estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade deadaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.
O estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e sermais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.
O estresse pode ser excessivo porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga em excesso.

Estresse no Trabalho

Viver com qualidade devida no trabalho é um tema que tem preocupado as pessoas. Saber conciliar trabalho e vida pessoal é um dos maiores desafios do mundo moderno.
Muitas pessoas se veem com pouco tempo para atender a demanda das obrigações e da vida pessoal, e com isso muitos profissionais se inquietam por não ter tempo suficiente para a família, lazer e saúde, e se amedrontam quando começam a perceber os sinais doestresse no corpo, decorrente das agitações, pressões e cobranças, entre outros.
No ambiente de trabalho, os estímulos estressores são muitos e bastante variados, como a ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial, entre outros.
A desorganização no ambiente ocupacional põe em risco acapacidade de rendimento do trabalhador. As condições tendem a piorar quando não há clareza nas tarefas que cada um dos trabalhadores deve desempenhar, assim como em ambientes insalubres.
Fatores relacionados ao serviço também contribuem para a pessoa manter-se estressada, como a sensação de insegurança no emprego, pressão para comprovação de eficiência, dentre outros. É importante salientartambém os fatores internos que cada pessoa traz consigo para o emprego, como seus conflitos, suas frustrações, suas desavenças conjugais, entre outros.
Numa pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA), que ouviu mil profissionais em diversos países, o Brasil liderou o ranking de horas trabalhadas por semana: 54 horas, contra a média mundial de 41. Abordando a questãoda “exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil ficou em segundo no índice, atrás apenas do Japão e superando países como China e Estados Unidos.
O estilo de vida que nos impomos exige muito esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca em conflitos profissionais com cada vez mais competição e menos espaço.
O perfil que se diz ser de um bom...
tracking img