O presente texto: “trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes”, da autora Marilda Iamamoto, encontra-se dividido em duas partes.Primeiramente a autora apresenta uma ênfase teórico sistemática, logo em seguida expõe um recorte histórico conjuntural, como por exemplo, as incidências do cenário atual na questão social, a questão doredimensionamento da profissão diante de alterações no mercado e nas condições de trabalho e, finalizando, aponta perspectivas para que o projeto ético político do Serviço Social se consolide nacontemporaneidade.
Neste escrito, a autora retrata sobre a abordagem da profissão como trabalho, que foi reafirmada nos debates atuais dirigidos pela Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS –a partir do processo de revisão curricular do ensino de graduação em Serviço Social no país. Esses debates redundaram na formulação de uma proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Socialsob a exigência da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e aprofundaram desdobramentos, até então inexistentes, referentes à abordagem do exercício profissional no âmbito de processos erelações de trabalho.
Ao longo do texto, Iamamoto discute a centralidade da categoria trabalho no debate contemporâneo do Serviço Social tendo como base a perspectiva teórico metodológica de Marx, sobre ainserção do Serviço Social nos processos de trabalho.
A autora questiona se o trabalho ainda pode ser considerado uma categoria teórica fundamental na sociedade contemporânea, sendo que se afirma que otrabalho remunerado formal perdeu sua qualidade subjetiva de centro organizador de atividades humanas, de autoestima, de referencias sociais e até mesmo de orientações morais. São cada vez mais nítidasas expressões de precarização nos vínculos e relações de trabalho, pois há uma heterogeneidade nas formas de trabalho e das classes trabalhadoras, em vista da retração do trabalho industrial e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Trabalho e serviço social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-e-Servi%C3%A7o-Social-o-Redimensionamento/473251.html

MLA

"Trabalho e serviço social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-e-Servi%C3%A7o-Social-o-Redimensionamento/473251.html>.

MLA 7

"Trabalho e serviço social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-e-Servi%C3%A7o-Social-o-Redimensionamento/473251.html>.

CHICAGO

"Trabalho e serviço social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-e-Servi%C3%A7o-Social-o-Redimensionamento/473251.html.