Trabalho e raça etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos
Autora: Maria Cristina Aranha Bruschini, Fundação Carlos Chagas, Grupo de Pesquisas Socialização de Gênero e Raça
Este texto traça um panorama dasituação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro desde a última década do século XX até os primeiros anos do novo milênio (2005). Com base em estatísticas oficiais, destaca algumas das principaistendências da inserção laboral das brasileiras, que é marcada por progressos e atrasos. De um lado, a intensidade e a constância do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, que temocorrido desde a metade dos anos 1970, de outro, o elevado desemprego das mulheres e a má qualidade do trabalho feminino; de um lado a conquista de bons empregos, o acesso a carreiras e profissões deprestígio e a cargos de gerência e mesmo diretoria, por parte de mulheres escolarizadas, de outro, o predomínio do trabalho feminino em atividades precárias e informais.
Em relação ao perfil dastrabalhadoras, de um lado elas se tornam mais velhas, casadas e mães - o que revela uma nova identidade feminina, voltada tanto para o trabalho quanto para a família -, de outro, permanecem asresponsabilidades das mulheres pelas atividades domésticas e cuidados com os filhos e outros familiares - o que indica a continuidade de modelos familiares tradicionais, que sobrecarregam as novas trabalhadoras,principalmente as que são mães de filhos pequenos, em virtude do tempo consumido em seus cuidados, como analisamos em artigo recente sobre o trabalho doméstico (Bruschini, 2006).
O texto apresenta, naprimeira parte, dados gerais que demonstram o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho brasileiro, no período considerado, assim como as principais características dessa nova força detrabalho. Na segunda, é dado destaque a áreas, como a educação, e a ocupações e profissões nas quais as mulheres e as trabalhadoras tiveram considerável progresso no período 1993-2005; na terceira,...
tracking img