Trabalho e lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CAMILA PEREIRA ANTUNES MEIRA
LILIANE QUEIROZ GOMES
MAURO SÉRGIO DE MORAES
REJANE IMACULADA REIS VIEIRA MARTINS DE FREITAS
ROSIMEIRE VIEIRA PEIXOTO

TRABALHO E LAZER:
os benefícios do lazer nas organizações

MONTES CLAROS
2010
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CAMILA PEREIRA ANTUNES MEIRA
LILIANE QUEIROZ GOMES
MAURO SÉRGIO DE MORAES
REJANE IMACULADA REIS VIEIRAMARTINS DE FREITAS
ROSIMEIRE VIEIRA PEIXOTO

TRABALHO E LAZER:
os benefícios do lazer nas organizações

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, do curso de Administração da Universidade de Uberaba, como parte integrante das atividades que vão compor as notas da etapa.

MONTES CLAROS
2010
SUMÁRIO

1 –APRESENTAÇÃO................................................................................................ 4
2 – JUSTIFICATIVA................................................................................................... 6
3 – PROBLEMATIZAÇÃO........................................................................................ 7
4 –HIPÓTESES........................................................................................................... 8
5 – OBJETIVOS........................................................................................................... 9
5.1 – Objetivo Geral.......................................................................................... 9
5.2 – ObjetivosEspecíficos............................................................................... 9
6 – METODOLOGIA................................................................................................... 10
7 – CRONOGRAMA.................................................................................................... 11
8 – REFERÊNCIAS...................................................................................................... 12

1-APRESENTAÇÃO

Pretende-se por meio deste projeto, verificar de que maneira as atividades de lazer favorecem o desempenho dos funcionários e a qualidade do trabalho das organizações.
Nas primeiras décadas do séc. XX, modelos como a Administração Científica, caracterizaram-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Taylor, pai da Administração Científica, observouque o estudo dos tempos e movimentos nas tarefas executadas pelos operários, levava-os à diminuição do tempo e à qualidade do trabalho, evitando a fadiga para estes. Nesse estudo, Taylor conclui que a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda da qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal.
Atualmente, além da visão sobre o aumento daprodutividade, como Taylor buscava, percebe-se também, grande preocupação com o bem estar das pessoas no ambiente de trabalho. Segundo Aguiar (2000), estudiosos têm observado a importância do lazer não só como um contribuinte para a reestruturação organizacional, como também um importante indicador de qualidade de vida.
“Verificou-se que a eficiência depende não somente do método de trabalho e doincentivo salarial, mas também de um conjunto de condições de trabalho que garantam o bem estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga”. (CHIAVENATO).
A obtenção vitoriosa de oito horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas de lazer marcou o início da humanização do trabalho e transformou a recreação e lazer como uma conquista social. “Com o reconhecimento das horas livres entre uma jornadae outra do trabalho, dos repousos semanais remunerados, das férias anuais e da cessação da vida de trabalho (aposentadoria) gerou-se, então, tempo de lazer compulsório.” (Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, nº 51, Agosto de 2002)
A organização que opta por uma política de lazer, designa um conjunto de princípios e escolhas que definem o que seria desejável. E em sua maioria, as...
tracking img