Trabalho e classe social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET
Departamento de Psicologia
Relações Humanas
Pof. Nilma Maria


Felipe Anderson Silva de Aquino




Trabalho de Relações Humanas












São Luís - Ma
2013
Resumo do Texto I
(Trabalho e Classe Social)

Como o capitalismo se divide em duas classes sociais, sendo uma das classes aque possui o capital por meio da produção e a outra pela venda do seu trabalho, ou seja, existem então as pessoas que pensam e dominam que são os proprietários de grandes empresas, e aqueles que precisam de um trabalho para poder se manter, pelo menos até o final de um mês.
Quando falamos da necessidade de produzirem seus meios de sobrevivência, estamos falando da necessidade de cooperação entreos homens para as diferentes formas de trabalho, e em todas as empresas é necessário que ocorra as relações sociais, para manter as relações de produção.
Devido a os motivos apontados, como a de geração de grande volume de capital para os grandes proprietários e a um meio de sustentação das pessoas que vendem o seu trabalho, através da sua energia, acontece que existe uma divisão de trabalho; ointelectual e o manual, cabendo a classe dominante o pensar.
O trabalho foi dado como significado no texto, as atividades realizadas pelos indivíduos, atividades estas produzidas pela sociedade, que decorre de uma necessidade sentida e objetivada em coisas, ou seja, a necessidade é motivada por uma sequência de comportamentos, dependendo das condições objetivas, visam um fim específico.
O homemao transformar a natureza, acaba que por consequência se transformando, pois quando é lhe dado a função de produzir um objeto, transforma uma matéria, que se torna uma coisa, através de sua atividade. A principal característica do trabalho nas sociedades, é que se realiza utilizando instrumentos, pois o uso desses instrumentos, pressupõe a comunicação entre os homens, os instrumentos ligam aspessoas.
A cooperação entre muitos é mediada pela máquina e não mais pela comunicação, sendo assim o produto final de uma realização de um trabalho individual se torna uma parcela tão pequena que é quase imperceptível. Devido a esse motivo, o trabalhador acaba que se sentindo isolado, ou seja, está ali no ambiente de trabalho, vendendo apenas a sua “força braçal”, o que o deixa com maisvulnerabilidade, devido a concorrência do mercado de trabalho e até mesmo dentro da própria empresa, como os amigos sendo seus concorrentes, pela pouca dificuldade enfrentada pelo trabalhador na realização de suas atividades.
Em um ambiente de trabalho, ao operário é negado o pensar a sua atividade, ao intelectual é negado o fazer, cabe apenas ao especialista, o pensar, desenvolver ideias. Mas na medida emque as atividades, em uma sociedade se realize, faz-se necessário o uso da cooperação entre as pessoas em todos os ambientes de trabalho, seja através da utilização de máquinas, como pelo simples fato de apertar um parafuso, também pelo fato de uma liderança, onde se mostra o caminho a ser seguido, um é dependente do outro, na realização das atividades e se torna necessário a fragmentação dessasatividades.


Resumo do Texto II
(Trabalho)
Trabalho é uma ação determinada e deliberada de transformação da natureza, utilizando instrumentos, com finalidade de suprir necessidades humanas , para a realização do mesmo. O sistema capitalista, transformou o próprio trabalho em mercadoria, onde o trabalhador vende a sua força de trabalho a um proprietário dos bens de produção.
O capitalismoinstitui-se como uma sociedade de classes polarizada entre os detentores de meios de produção e aqueles que apenas vendem sua força de trabalho. Diante do sistema capitalista existe uma promessa de igualdade e, ao mesmo tempo, a manutenção da diferença.
A forma de ocultar essa contradição foi garantir que a venda de trabalho e seria feita por um preço justo. Isso gerava o lucro dos meios de...
tracking img