Trabalho e capital monopolista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e capital monopolista" nos diz que trabalho é toda ação que modifica o espaço social, trazendo uma explanação sobre a importância que o trabalho tem em nossas vidas, até pelo fato de que ohomem pensa em um projeto e o imprime tornando seu pensamento em realidade, tanto para garantir sua sobrevivência quanto para utilizar sua subjetividade por meio da abstração.
Faz-se também umacomparação entre o trabalho humano e o do animal, explicitando-se que os irracionais agem de forma instintiva, pois estes não refletem sobre suas ações, enquanto que o homem traz consigo a necessidade deaplicar sua inteligência no trabalho através do pensamento conceptal.
O homem, enquanto ser sócio-histórico, se utiliza de uma força de motivação que impulsiona sua força de trabalho e ao longo dahistória o capitalismo fez com que o indivíduo, na falta dos meios de produção, se torne capaz de vender essa força de trabalho a capitalistas para a expansão do capital e a produção de excedentes,visando o lucro.
Os saberes sobre trabalho são transmitidos através da cultura e da linguagem, e é necessário entender que o que os capitalistas compram de seus trabalhadores é apenas a força detrabalho, onde se faz dever do capitalista encaminhar seus empregados para a produção de excedentes seja forçando-os ou motivando-os, tornando o processo de trabalho uma responsabilidade do capitalista.Como podemos ver, o texto de Braverman traz a evolução do trabalho como forma de ocupação e geração de capital e de como se pensar em uma boa administração de funcionários num mundo capitalista. Com oavanço do capitalismo, viver sem um trabalho torna-se difícil tanto num sentido econômico como também em uma forma social já que "ficar parado" se tornou motivo de vergonha e frustração, sendo otrabalho sinônimo de dignidade passado através das gerações.
É possível perceber que muitas vezes os empregadores cobram demais de seus funcionários, pois, com o capitalismo, os chefes visando o lucro...
tracking img