Trabalho waleria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO ANHANGUERA EDUCACIONAL

PSICOLOGIA

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Luana Machado RA: 2504024002
Lucimar Sena RA: 2504024589
Mayara Fialho RA: 2504044834
Natiele Fonseca RA: 2504044850

RIO GRANDE
21/11/2011
A psicopatologia desenvolvimental é um campo do conhecimento dinâmicoe em evolução, que busca entender as origens e rumos dos transtornos mentais. No começo dos estudos sobre processo de desenvolvimento deram ênfase somente aos transtornos mentais da infância, porém com o passar do tempo, estudos comprovaram o quanto era importante dar continuidade a esse assunto. Passaram então a estudar também a adolescência e a idade adulta.
Investigadores buscam por respostasno que diz respeito às causas dos transtornos, pois ainda existem convergências sobre esse aspecto. Alguns acreditam que fatores biológicos, genéticos e psicológicos são os principais aspectos que levam o individuo a desenvolver transtornos, entretanto outros acreditam que a influência seria o contexto familiar ou social e até mesmo a idade.
Essa disciplina serve como um modelo conceitual, ouseja, a partir de pesquisas e observações interpretadas teorias são geradas sendo utilizada para um melhor entendimento das origens, a neuropsicologia, a epidemiologia, a genética entre outros.
Para auxiliar na busca por informações sobre os transtornos mentais, existe um manual: O DSM-IV que esta relacionado com a classificação de transtornos mentais de comportamento da Cid-10, da organizaçãomundial da saúde (OMS). Suas principais características são: descrição dos transtornos mentais, definição de diretrizes, diagnósticas e precisas através da listagem de sintomas que configuram os respectivos critérios diagnosticados, descrição de patologias, busca de uma linguagem comum para uma comunicação adequada entre os profissionais da área da saúde mentais e incentivos a pesquisa.
As vantagensda utilização do DSM-IV são inúmeras como, por exemplo, antigamente os chamados de “histéricos”, muitas vezes eram mal interpretados por quem os atendia, e diagnósticos dados mal. Pode-se compreender que o transtorno distímico é um distúrbio clinico que embora seja crônico não é um traço definido de personalidade, o transtorno obsessivo-compulsivo, por exemplo, pode ser tratado eficazmente commedicamentos antidepressivos que inibem a recaptação da serotonina, ou com algum tipo de terapia comportamental. A fobia especifica, por exemplo, não melhora com medicamentos e sim a terapia comportamental, episódios de depressão respondem tanto aos antidepressivos quanto à TCC.
As limitações e as desvantagens do uso do DSM-IV são inúmeras pois muitos pacientes precisam receber simultaneamenteinúmeros diagnósticos já que os sintomas ultrapassam os limites rígidos propostos pelo manual uma das desvantagens seria a lista de sintomas que não contemplam todas as queixas apresentadas pelos pacientes na pratica clínica.
Ao listarmos os sintomas o manual busca auxiliar o reconhecimento de transtornos mentais, mas não se presta a substituir a abrangência do diagnostico clinico que resulta daintuição e percepção e do feeling que surge desta relação que se estabelece entre profissional e paciente. Isto mostra o quanto o DSM-IV esta longe de revolucionar os problemas diagnósticos e estatísticos, desta forma ambos os sistemas comprovam o quanto não substitui o exercício da clinica. Os modelos destes sistemas são chamado de categorial e dimensional.
O modelo categorial admite a inclusão deentidades comórbidas isso se refere a ocorrência conjunta de dois ou mais transtornos mentais entre si ou com condições médicas. Esse modelo diferencia também o transtorno primário do transtorno secundário.
O modelo dimensional descreve a doença mental como sendo uma disfunção única que se expressa de forma variada, é considerada também a expressão de uma mesma e única patologia. Umas das...
tracking img