Trabalho virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS ADELCIO ORTET MOREIRA (0908552-1)

Trabalho virtual

11 trabalho virtual
Objetivo do capitulo

* Introduzir os princípios dos trabalhos virtuais e mostrar como aplica-lo paradeterminar a configuração de equilíbrio de uma serie de elementos conectados.
* Estabelecer a função energia potencial e utilizar o método de energia potencial para investigar o tipo de equilíbrio ouestabilidade de um corpo rígido ou de um sistema.



11.1 definição de trabalho e trabalho virtual

* em mecânica,uma força F realisa um trabalho somente quando esta submetida a um deslocamento em direção da aplicação da força.
* Se a força move-se ao longo de uma trajetória s com o vetor posição r temos que:r’ = r + dr é o deslocamento, portanto o trabalho dU é definido pelo produto escalar:
dU = F.dr
* Como dr é infinitesimal, sua intensidade pode ser representada por ds:
du = F .ds cos 0* Se 0 =90o, o trabalho realisado é nulo.
* A unidade básica do trabalho é N.m, que coincide com a unidade de momento que não tem nada ver, pois o momento é grandeza vetorial , enquanto otrabalho é escalar.
* No sistema SI, um joule (J) é equivalente ao trabalho realisado por uma força de 1N que se desloca 1 m em sua direção.

* Trabalho realisado por binário: quando o corpotranslada, o trabalho positivo (F.ds) de uma força cancela o trabalho negativo (-F.ds) da outra força.

* Quando o corpo esta em rotação, cada forçasobre um deslocamento ds0 = r/2 d0, portanto o trabalho realisado pela s duas forças é:
dU = F.r2d0+ F.r2d0 = (Fr)d0
* Trabalho virtual: indica um deslocamento ou rotação que ésuposto e na realidade não existe.
* O trabalho virtual realisado por uma força sujeita a um deslocamento virtual δs é:
δU = F .cos0 . δs
* O...
tracking img