TRABALHO VINICIOS FACUDADE

1222 palavras 5 páginas
1 - Mudanças de Posições

Podemos localizar a maior concentração de valores de uma dada contribuição, isto é, se ela se localiza no inicio, no meio ou no final, ou ainda, se há uma distribuição por igual neressetamos introduzir conceitos que se expressem através dos números, que nos permitam traduzir essas tendências.
Elementos típicos da distribuição
a) medidas de posição;
b) medidas de variabilidade ou dispersão;
c) medidas de assimetria;
d) medidas de curtose;
As medidas de posição mais importantes são as medidas de tendencia central, que recebem a denominação pelo fato de os dados observados tenderem, em qual, a se agrupar em torno dos sabores centrais. Dentre as medidas de tendência central destacamos:
a) media ciristmetrica
b) mediana
c) media
2
As outras medidad de posição são as separatrizes, quem englobam
a) propria mediana
b) os quartis
c) os percentis
Média aoutmetrica (x)
Em um conjunto de dados, podemos definir vários tipos de médias. Porém em nossos estudos uemos nos limitar a mais importante: a média aritmetica. Mádia aritmética é o quociente da divisão da soma dos valores da variável pelo número dele: X=EXi sendo: X: a média aritmétrica N Xi: os valores da varíavel N: o número de valores

Dados não agrupados:
Quando desejamos conhecer a média dos dados não-agrupados, determinamos a média aritmetica simples.
Denominados desvio em relação a média a diferença entre cada elemento de um conjuto de valores e a media aritimetica.
Dados agrupados
Sem intervalos de classes
3
Consideramos a disbtribuição relativa a 34 familias de quatro filhos, tomando para variável o numero de filhos do sexo masculino.
Neste caso, como as frequências são numeros indicadores da intensidade de cada valor da varíavel, elas funcionam como fatores de ponderação, o que nos leva a calcular média autinetica ponderado dada pela fórmula:
Processo longo
X:E
Xi Fi ---------

Relacionados