trabalho vania e lucena gerenciamento de estresse grupo ok

1417 palavras 6 páginas
Gerenciamento de Estresse 1Sheila Oliveira de Lucena 2Vânia Maia Rodrigues Carvalho

O termo estresse tem sua origem na física, e neste campo do conhecimento tem o sentido de grau de conformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço. Entretanto, o conceito de estresse foi usado na área da saúde, pela primeira vez em 1926, por Selye que notou que algumas pessoas sofriam de várias doenças físicas e reclamavam de alguns sintomas em comum. O stress está intimamente relacionado com a carga mental associada normalmente ao trabalho e é causado por um desajuste entre o indivíduo e o trabalho, pelos diferentes papéis que o indivíduo tem de desempenhar e pela falta de controlo sobre a sua vida e sobre o trabalho.
O stress pode aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças, contribuir para seu agravamento ou resultar em comportamentos de risco. Estudos relacionam o stress elevado a doenças como as cardiovasculares, os distúrbios musculoesqueléticos, problemas gastrointestinais, distúrbios psicológicos (como depressão, ansiedade e burnout) e a acidentes no local de trabalho.
No contexto ocupacional o stress tem causado sofrimento físico e psíquico os funcionários, ao mesmo tempo em que gera um ônus econômico significativo para as empresas, pois é associado ao absenteísmo, presenteísmo, baixa produtividade, aumento na utilização dos planos de saúde, perda de talentos, entre outros.
No mundo atual qualquer comportamento é um fator estressante em potencial. A natureza do trabalho tem se modificado em ritmo acelerado e o stress, mais do que nunca, representa uma ameaça para a saúde dos trabalhadores e para a saúde das organizações. De acordo com a

Relacionados

  • ADMINISTRA O 2013 Revista Dos Alunos
    251730 palavras | 1007 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas