Trabalho - Uzinas Geradoras de Energia

3223 palavras 13 páginas
USINA HIDRELÉTRICA
Em países como o Brasil, a Itália, o Japão e o Canadá, que possuem rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para gerar energia elétrica é aproveitar a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. Em uma usina desse tipo o rio é represado por uma barragem onde são instalados grandes tubos inclinados que abrigam turbinas e geradores que serão responsáveis pela geração de energia elétrica.

Figura 1 – Vista parcial de uma barragem de hidrelétrica
USINA TERMOELÉTRICA
Em regiões ou países com poucos recursos hidrográficos, mas com boas reservas de óleo, carvão ou gás, é possível gerar energia elétrica com a força do vapor resultante da queima desses combustíveis. Para isso, são construídas usinas termelétricas. Nessas usinas, as caldeiras consomem uma quantidade enorme de recursos e mantém a pressão do vapor alta o bastante para que ele possa produzir o movimento das hélices das turbinas e dos eixos dos geradores, gerando assim energia elétrica. A figura 2 mostra um esquema de uma usina termelétrica.

Usina Termelétrica Santa Cruz do Sul -RS USINA NUCLEAR
Além disso, pode-se utilizar a energia contida no núcleo dos átomos para gerar energia elétrica. Algumas substâncias, como o urânio, têm núcleos atômicos pesados e instáveis que podem ser divididos em partículas menores se forem bombardeados por nêutrons. No momento em que se dividem, estes núcleos emitem calor na forma de radiação. Em uma usina nuclear (figura 3), esta reação, chamada de fissão nuclear, é feita no interior de reatores. O calor gerado pela fissão nuclear produz o vapor que produz o movimento das hélices das turbinas e dos eixos dos geradores, gerando assim energia elétrica.

Figura 3 – Usina nuclear de Angra 01 - Brasil
USINA DE ENERGIA EÓLICA
A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A

Relacionados

  • Formas alternativas de Conservação de Energia
    5751 palavras | 24 páginas
  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas
  • Relatario de Gestao da Embrapa 2013
    100882 palavras | 404 páginas
  • Golpe Militar e Ditadura na Paraíba
    91983 palavras | 368 páginas