Trabalho usb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

USB (Universal Serial Bus) é uma tecnologia que tornou mais fácil e rápida a conexão com outros tipos de aparelhos, como câmeras, mouses, teclados pendirves, impressoras, mp3’s etc, ao computador, evitando o uso de conectores diferentes para cada dispositivo.

Surgimento

Antes de existir o USB, conectar aparelhos ao computador era uma tarefa difícil, digna apenas detécnicos ou usuários com experiência no assunto.Existiam vários tipos cabos e conectores, e ainda necessário descobrir qual seria a porta adequada para a conexão, dificultando ainda mais quando a conexão a ser feita era interna, em que era necessário abrir o computador, configurar jumper’s etc.Devido a tamanha tarefa, muitos desistiam da idéia.
Diante da situação, a industria entendeu que havia anecessidade de criar um padrão em que fosse fácil a conexão de dispositivos.Assim em 1995, um grupo de empresas - Microsoft, Intel, NEC, IBM e Apple – formaram uma parceria para criar este padrão.Então surgiu o USB Implementers Fórum e pouco tempo depois as primeiras especificações do Universal Serial Bus (USB) surgiram.









Figura: Símbolo da Tecnologia

Na verdade a tecnologiavinha sendo trabalhada antes da definição do consorcio.As primeiras versões datam de 1994:
- USB 0.7: novembro de 1994;
- USB 0.8: dezembro de 1994;
- USB 0.9: abril de 1995;
- USB 0.99: agosto de 1995;
- USB 1.0: janeiro de 1996;
- USB 1.1: setembro de 1998;
- USB 2.0: abril de 2000.
As versões 1.1 e 2.0 foram as que entraram em produção de larga escala.
Vantagens
Padrão da Conexão –qualquer dispositivo compatível com USB usa padrões definidos de conexão, ou seja, não e necessário um tipo especifico de conector para cada aparelho.
Plug and Play (algo como "Plugar e Usar") – os dispositivos USB são concebidos para serem conectados ao computador e utilizados em seguida, apenas alguns precisam da instalação de drivers ou softwares, no entanto o sistema operacional reconhecera aconexão imediatamente.
Alimentação Elétrica – a maioria dos dispositivos USB não precisam de ser ligados a uma fonte de energia, pois a própria conexão e capaz de fornecer energia.Por isso, alguns tipos de dispositivos, como celulares e mp3’s podem ter sua bateria recarregada via USB.
Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo – é possível a conexão de 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma únicaporta USB.Isso pode ser feito através da utilização de hubs, dispositivos que utilizam a conexão USB para oferecer um maior numero delas.Isso pode não ser viável, pois a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentos pode ser comprometida, no entanto, uma conexão com poucos dispositivos, ela funcionara perfeitamente.
Ampla Compatibilidade – é compatível em diversas plataformas esistemas operacionais.O Windows o suporta desde a versão 98.Linux e Mac também são compatíveis.Atualmente encontramos USB em vários aparelhos como televisores, aparelhos de som e até sistemas de comunicação de carros.
Hot-swappable – os dispositivos USB podem ser conectados e desconectados a qualquer momento, nos computadores por exemplo, não é necessário desligá-lo ou reiniciá-lo para conectar oudesconectar o dispositivo.
Cabos de até 5 metros – cabos USB podem ser de até 5 metros, sendo que esse limite pode ser aumentado com a utilização de hubs ou dispositivos capazes de repetir os sinais de comunicação.
Funcionamento
Para que possam prover energia elétrica, os cabos USB contam com quatro fios internos: VBus (VCC), D+, D- e GND.O primeiro é responsável pela alimentação elétrica, osegundo e o terceiro para a transmissão de dados e o quarto e para controle elétrico, servindo como fio terra.
Os cabos USB devem ter no maximo 5 metros de comprimento.Isso e necessário, pois em cabos maiores o tempo de transmissão de dados pode exceder o limite de 1500 nanossegundos,e quando isso ocorre, a informação é considerada perdida.
A conexão entre dispositivos USB em feita através...
tracking img