Trabalho urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



CARACTERIZAÇÃO DE UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DE FORTALEZA





LAGOA DO PAPICU





CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: URBANISMO E MEIO AMBIENTE

PROFESSORA: CAMILA ALDIGUERI

EQUIPE: FREDERICO AZEVEDO, MARINA PINHEIRO

NAIANA PINHEIRO, PRISCILLA LOIOLA,

RAÍSSA MARANHÃO



INTRODUÇÃO




O presente trabalho tenta realizar uma avaliação e umaobservação ambiental da área em estudo, a sub-bacia da Lagoa do Papicu, por meio de estudo, observação na visita de campo e a identificação dos parâmetros ambientais presentes na Lagoa do Papicu e áreas de influência, visando diagnosticar o comportamento do ecossistema da região.



[pic]

Fonte: Diáriodo Nordeste

1. CONCEITOS




















CONCEITO DE BACIA HIDROGRÁFICA




De acordo com Teodoro et al apud Barrela (2001), Bacia hidrográfica é um conjunto de terras drenadas por um rio e afluentes, formadas nas regiões mais altas do relevo por divisões de água, onde as águas da chuva, ou escoam superficialmente formando os riachos e os rios, ou infiltram nosolo para formação de nascentes e do lençol freático. As águas superficiais escoam para as partes mais baixas do terreno, formando riachos e rios, sendo que as cabeceiras são formadas por riachos e rios, sendo que as cabeceiras são formadas por riachos que brotam em terrenos íngremes das serras e montanhas e à medida que as águas dos riachos descem, juntam-se a outros riachos, aumentando o volume eformando os primeiros rios, esses pequenos rios continuam seus trajetos recebendo água de outros tributários, formando rios maiores até desembocarem no oceano.

FUNÇÃO:

“Uma bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e até para gestão ambiental como um todo, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água.”
FONTE: Internet(http://www.sema.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu=54)
ESTRUTURA:

A estrutura de uma bacia e sub-bacia hidrográfica está associada à existência de nascentes, divisores de águas e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes decorrentes de uma hierarquização de rios, ou seja, a organização natural por ordem de menor volume para os maiscaudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas. Onde os afluentes podem ser rios, ribeiros ou qualquer outra linha de água que deságue ao longo de um percurso de determinado rio principal e seus subafluentes são como se fossem o afluente do afluente, constituindo o subafluente do rio principal.



















[pic]
Figura 1:Esquemática da topografica de uma baciahidrográfica e seus sbsistemas.















As bacias podem ser classificadas de acordo com sua importância, como principais (as que abrigam os rios de maior porte), secundárias e terciárias; segundo sua localização, como litorâneas ou interiores. Em bacias de inclinação acentuada como a do Rio Colorado, nos Estados Unidos, o processo de busca do perfil de equilíbrio fluvialtende a estreitar a área da bacia. “De forma contrária, bacias de inclinação baixa como a do Rio Amazonas tendem a ser mais largas.”
FONTE: Internet (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bacias-hidrograficas/bacia-hidrografica.php) Adaptado

[pic] [pic]
Figura 2 - Rio Colorado, Estados Unidos Figura 3 - Rio Amazonas, Brasil

INTEREFERÊNCIA DASBACIAS E SUB-BACIAS NAS ÁGUAS DAS CHUVAS:

Com esse exemplo podemos notar o quanto a topográfica do terreno pode interferir tanto na forma do curso como também na incidência de chuvas, pois com o estudo de pontos de bacias e sub-bacias, podemos perceber o aumento do índice pluviométrico diretamente proporcional a altitude de cada ponto.
http://www.cena.usp.br/piracena/cartilha.pdf p7

Estas...
tracking img