Trabalho unopar 1 semestre grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
No dia 3 de junho de 2003, a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) havia anunciado que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela inscrição do Brasil como seu único candidato.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse em 4 de julho de 2006 que, nessecaso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. No dia setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o então Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18 de dezembro de 2006. No último dia para asinscrições, a Colômbia também se candidatou a sediar a Copa de 2014; mas Joseph Blatter não apoiou a candidatura do país, e assim a Colômbia acabou por desistir de sediar o evento.
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificaram o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008, mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009, nas Bahamas.




2DESENVOLVIMENTO

2.1. Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa no Brasil em 2014
A empresa de transporte citada era uma empresa de pequeno porte que contava com poucos recursos e poça experiência do proprietário, mas com muito otimismo e ousadia do mesmo, a empresa teve em um espaço curto de tempo um crescimento positivo aumentando assim a sua estrutura para duas sedes mais veículo,maior numero de funcionários para atender melhor seu publico no período da Copa do Mundo de 2014 que seria realizada no Brasil um evento que vai trazer um impacto econômico ao país. Em meio a esta situação podemos destacar alguns pontos positivos e também negativos que a Copa do Mundo pode causar.
Dentre os pontos positivos a questão da economia deslanchará como uns aportes aplicados diretamentebola de neve, sendo capaz de quintuplicar o total de aportes aplicados diretamente na concretização do evento e impactar diversos setores. A Copa deverá gerar milhões de empregos aumentando a renda para a população no período 2010-2014, além de uma arrecadação tributaria.
Um dos fatores que mais motivam um país a sediar uma Copa do Mundo é o fluxo turístico que tal evento gera, não somente deforma direta, por meio de torcedores que vão assistir à competição, como também indiretamente, em função da exposição na mídia internacional.
O consumo dos visitantes na compra de bens e serviços por parte dos turistas atraídos direta ou indiretamente pela Copa do Mundo os investimentos em mídia e publicidade são da ordem de R$ 6,51 bilhões, feitos principalmente pelo setor privado e concentradosmajoritariamente em 2014.
Agora vendo pelos aspectos negativos podemos ver que a uma corrida de obstáculos para que as diversas oportunidades socioeconômicas que um evento como a Copa do Mundo traz sejam integralmente aproveitadas pela sociedade, é preciso levar em conta certa condicionantes, ou fatores de risco. São eles,

Atendimento das necessidades das cidades-sede:
O sucesso do eventodepende da capacidade de se atender até 2014 a diversas necessidades das cidades-sede, por meio de ações e investimentos nos setores públicos e privados. Algumas dessas necessidades requerem ações específicas para a Copa, enquanto que outras podem ser atendidas no contexto de ações e atividades mais amplas.
Eficiência econômica:
As atividades de realização da Copa do Mundo e de utilização doslegados devem ser realizadas de forma eficiente. Sem o planejamento e controle adequados, poderão ocorrer dispêndios excessivos ou desnecessários, alocações de verba para finalidades inadequadas, desvios de recursos e não aproveitamento de custos de oportunidade.
De que precisam as cidades-sede? Energia, Transporte arterial (rodovias, aeroportos, etc.), Infra-estrutura de eventos estádios,...
tracking img