Trabalho udesc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL


1 INTRODUÇÃO

Temas que se relacionam com sustentabilidade, ecologia e responsabilidade social empresarial têm recebido atenção nos últimos anos. Diante de tal panorama, pode-se afirmar que empresas que desenvolvem práticas relacionadas com essa questão possuem maiores chances de conquistar uma posição sólida em seu mercado de atuação. A fiscalizaçãorelacionada à geração e à disposição de resíduos aumenta consideravelmente a cada dia, e faz-se necessário, à empresa que objetiva firmar-se no mercado, a assimilação e prática do conceito de sustentabilidade ambiental.

A gestão dos resíduos sólidos produzidos no Brasil é um tema que tem conquistado suma importância e que tem sido tratado com significativa preocupação por órgãos ambientais. Osresíduos de construção civil são gerados quer por demolições, obras em processo de renovação, quer por edificações novas, em razão do desperdício de materiais resultante da característica artesanal da construção. No Brasil, 98% das obras utilizam métodos tradicionais (MARINHO, 1991).

Os resíduos da construção civil representam um percentual significativo dos resíduos sólidos gerados nasáreas urbanas e sua disposição em locais inadequados contribui para a degradação ambiental. Segundo estudos do arquiteto Tarcísio de Paula Pinto, realizados no ano 2000, para 10 cidades brasileiras, estes resíduos representam entre 41% e 70% da massa de lixo urbano.

A importância da reciclagem dentro do mercado brasileiro encontra-se em constante ascensão. Segundo estudo realizado peloCompromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) o setor que movimentou R$ 5 bilhões em 2002 já movimentava R$ 10 bilhões em 2007.

Segundo o relatório do IBGE Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2010, as atividades de reciclagem apresentam importantes implicações econômicas, reduzindo tanto o uso de materiais quanto de energia, promovendo o aumento da eficiência energética devários setores industriais. Os dados da pesquisa apresentam que dentre os materiais reciclados, destaca-se o alumínio, com índice de reciclagem acima de 90%. Para os demais materiais, à exceção das embalagens longa vida (cartonadas ou tetra pak), os índices de reciclagem variam em torno de 45% - 55%, todos com tendência crescente ou estável.



2 A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A RECICLAGEM DERESÍDUOS DE GESSO



2.1 Sustentabilidade Ambiental



O conceito de desenvolvimento sustentável, segundo John (2000), é geralmente atribuído a Bruntland Comission da Organização das Nações Unidas, que produziu o relatório denominado “Nosso Futuro Comum”.

No entanto, este documento é resultado evolutivo de uma série de trabalhos internacionais anteriores, como a Conferênciade Estocolmo, da ONU, em 1982 e do Clube de Roma que publicou em 1980 o texto “Limites do crescimento”. (HILL et al, 1994).

No ano de 1992, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, (Rio 92) consolidou, através da “Agenda 21” a visão de que desenvolvimento sustentável não apenas demanda a preservação dos recursos naturais de maneira a garantir para asgerações futuras iguais condições de desenvolvimento – a igualdade entre gerações – mas também uma maior equidade no acesso aos benefícios do desenvolvimento – a igualdade intra-geração.(LIDDLE, 1994; ONU, 1992).

De acordo com González (2008), a Conferência Rio/92 estabelece que o desenvolvimento sustentável deve ser baseado em três princípios: Avaliação do ciclo de vida dos materiais em suatotalidade; Desenvolvimento do uso de matérias primas e energias renováveis; Redução das quantidades de materiais e energias utilizados na extração e exploração de recursos naturais, e a reciclagem ou destinação final dos resíduos.



2.1.1 Resíduos da construção civil – RCC



Desde a concepção dos edifícios até sua demolição, é possível verificar uma série de impactos ambientais...
tracking img