TRABALHO TUBERCOSE

354 palavras 2 páginas
TUBERCULOSE

TUBERCULOSE –
DEFINIÇÃO DA DOENÇA
A tuberculose é uma doença infecciosa produzida pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de
Koch e que se caracteriza pelo aparecimento de um pequeno nódulo chamado tubérculo. Esta doença pode apresentar-se de variadas formas dependendo do órgão afectado.
Embora o mais habitual seja a tuberculose afectar os pulmões, também pode atacar o sistema circulatório, o sistema nervoso central, os ossos e a pele, por exemplo.

AGENTE ETIOLOGICO
Agente causador: Micobacterium
Tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch(BK), em virtude de ter sido identificado, em 1882, por um médico alemão Robert Koch.

EPIDEMIOLOGIA
No plano internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 22 países concentram cerca de 80,0% dos casos de tuberculose. O Brasil faz parte desse grupo, ocupando a 16a posição em número absoluto de casos; por sua vez, Índia, China e
África do Sul são os países com maior carga da doença.
Estima-se que, em 2012, cerca de 8,6 milhões de pessoas tiveram tuberculose no mundo. No entanto, observa-se uma redução do número de casos ao longo dos últimos anos. O número de mortes por tuberculose no mundo também foi reduzido.
Em 2013, o Brasil diagnosticou 71.123 casos novos de tuberculose, perfazendo um coeficiente de incidência de 35,4/100.000 habitantes (hab). Destaca-se que esse coeficiente apresenta redução ao longo dos anos. Em 2003, esse valor foi de 44,4/100.000 hab., uma redução de 20,4% em comparação a 2013 .

FORMA DE TRANSMISSÃO
 A transmissão

da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da

Relacionados