Trabalho transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O comportamento alimentar é um fenômeno humano complexo e muito importante. Segundo Bernard e Trouvé (1976, apud DALGALARRONDO, 2008), o comportamento alimentar inclui as seguintes dimensões: Fisiológico-nutritiva diretamente ligada à satisfação das necessidades nutricionais; Psicodinâmica e afetiva, onde a fome e alimentação estão vinculadas a satisfação e ao prazer oral e aDimensão Relacional constituída através da relação mãe-bebê, sendo a boca o mediador dessa primeira relação interpessoal. O ato de alimentar seu filho se constitui de um valor emocional superior à atividade meramente fisiológica.
Segundo Dalgalarrondo (2008), o comportamento alimentar é produzido constantemente pelas sensações básicas de fome, sede e saciedade.
Os transtornos alimentares sãocausados por diversos fatores, dentre eles pode-se destacar o contexto sociocultural, predisposições genéticas, e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Os fatores se dividem classicamente em predisponentes (aumenta a chance de ter a doença: baixa autoestima, transtornos psiquiátricos, eventos adversos, socioculturais, hereditariedade), precipitantes (aparecimento dos sintomas: dieta, eventosestressores como doença, abusos e gravidez) e mantedores (determina se o transtorno será perpetuado ou não: alterações fisiológicas e psicológicas, fatores culturais) (MORGAN; NEGRAO & VECCHIATTI, 2002).
O transtorno alimentar preocupa bastante pais de crianças e adolescentes, uma vez que as primeiras manifestações se apresentam na infância e adolescência. Podemos dividir as alterações docomportamento alimentar em dois grupos. Os que ocorrem precocemente na infância: a pica e o transtorno de ruminação e que representam alterações da relação da criança com a alimentação e os que aparecem mais tardiamente e é formado pelos transtornos alimentares da anorexia nervosa e bulimia nervosa (APPOLINÁRIO; CLAUDINO, 2000).
.

TRANSTORNO ALIMENTAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Segundo Appolinário eClaudino (2000), esse tipo de transtorno é uma dificuldade em se alimentar adequadamente levando a uma perda ponderal ou a uma falha em ganhar peso de forma apropriada, iniciando-se antes da idade de seis anos. Os sintomas parecem não ser devidos a nenhuma condição médica geral, a outro transtorno psiquiátrico ou à falta de alimentos.

PICA

É a ingestão persistente de substâncias não nutritivas,inadequadas para o desenvolvimento infantil e que não fazem parte de uma prática aceita culturalmente. As substâncias mais frequentemente consumidas são: terra, barro, cabelo, alimentos crus, cinzas de cigarro e fezes de animais. Atrasos no desenvolvimento, retardo mental e história familiar de pica são condições que podem estar associadas. Várias complicações clínicas podem ocorrer principalmenterelacionadas com o sistema digestivo e com intoxicações ocasionais, dependendo do agente ingerido.
TRANSTORNO DE RUMINAÇÃO
Inclui episódios de regurgitação (ou “remastigação”.) repetidos que não podem ser explicados por nenhuma condição médica. As principais complicações médicas podem ser desnutrição, perda de peso, alterações do equilíbrio hidroeletrolítico, desidratação e morte. O tratamentoenvolve o acompanhamento clínico das complicações e tratamento comportamental.
ANOREXIA NERVOSA

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela perda de peso deliberada. É uma doença muito grave. Há uma enorme busca pela magreza mesmo estando abaixo do peso normal e um medo intenso de parecer ou ficar gordo. Para obtenção da magreza e para atingirem o resultado de um corpoperfeito, os portadores desse transtorno recorrem por abstenção de alimentos que engordam ou por comportamentos como vômitos e purgação auto-induzidos, exercício excessivo e uso de anorexígenos e/ou diuréticos (DALGALLARRONDO, 2008).
A busca do corpo perfeito acaba afetando o metabolismo. Quando há perda de peso excessiva, ocorrem alterações endócrinas, metabólicas e eletrolíticas em consequência...
tracking img