Trabalho toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Em um sentido geral pode-se dizer que a toxidade de uma substancia é sua capacidade para causar uma lesão em um organismo vivo. Uma substancia muito tóxica causará danos a um organismo mesmo administrados em quantidades em quantidades muito pequenas, uma substancia de baixa toxicidade só produzirá efeito quando a quantidade for muito grande.
Toxicologia é uma ciência que estudatudo aquilo relativo à origem, natureza, propriedades, identificação, mecanismo de acumulação e qualidade qualquer substância tóxica. Como toda ciência multidisciplinar, compromete as outras ciências, fundamentalmente a medicina, a farmacologia e a química.
A toxicologia tem origem remota, já que o homem desde a pré-história estava interessado na aplicação de venenos. A notícia mais antiga data doséculo XVII a.C. no Papiro de EBERS, posteriormente em todas as épocas há uma preocupação no tratamento de intoxicados.
Um dos motivos que impulsionou o desenvolvimento da toxicologia, foi à necessidade de dispor de pessoas com o suficiente conhecimento para poder determinar a existência, ou não, de envenenamento, em casos judiciais. Este foi o começo da toxicologia judicial.
Posteriormente, odesenvolvimento industrial, pois o homem em contato com uma infinidade de novas substâncias, que não em poucos casos trouxe resultados nocivos a seus organismos.
Este feito motivou o desenvolvimento industrial da toxicologia Social, em cujo habito se enquadraria a Toxicologia Industrial.





Paracelso.
“Todas as substâncias são tóxicas. A dose correta é que diferencia um veneno de umremédio”
Essa frase é de Paracelso, que viveu por volta de 1.500 e é considerado o “Pai da Toxicologia Moderna”.

Theophrastus Bombastus Von Hohenheim (1493 -1541), mais conhecido como Philippus Aureolus Paracelsus
Paracelso nasceu em Einsiedeln, uma pequena localidade da Suíça. Era suábio e sua mãe era suíça. Filho de Wilhelm Bombast, médico e alquimista, e neto de Georg Bombast Von Hohenheim,grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros de São João, o jovem de baixa estatura, gago e corcunda, aos três anos de idade, foi atacado por um porco que lhe mutilou o genital, fato que somado a sua aparência física, proporcionou-lhe um complexo de inferioridade que seguiu por toda a vida. Na infância, Paracelso acompanhava seu pai viajando pelos povoados da terra natal, observando a manipulação das ervasusadas para curar doentes daquela região. Dessa forma, passou a apreciar a atividade paterna. As primeiras noções sobre Teologia, Alquimia e Latim foram transmitidas por seu pai. Ainda muito jovem, foi enviado à escola de Beneditinos do Mosteiro de Santo André. Lá, conheceu o notável alquimista Eberhard Baumgartner. Foi educado na Áustria e quando jovem trabalhou em minas como analista. Formou-se emMedicina na Universidade de Viena em 1510, quando tinha dezessete anos. Especula-se que ele tenha feito o seu doutorado na Universidade de Ferrara. Viajou pra lugares do mundo buscando novos conhecimentos. Voltou para Salzburg em 1540, convidado pelo bispo da cidade. Faleceu em 24 de setembro de 1541 com apenas 47 anos, em um hospital, sonhando ter fabricado o Elixir da Vida. A causa de sua mortenão foi esclarecida. Uma hipótese é que teria sido assassinato em 1541, como foi evidenciado na exumação de seus ossos, que mostrou uma fratura no crânio. O corpo foi velado na igreja de São Sebastião e, de acordo com o seu último desejo, foram entoados os salmos bíblicos 1, 7 e 30.
A fama de Paracelso aumentou com as suas curas milagrosas e, após sua morte, a sua fama cresceu ainda mais. Umséculo depois, centenas de textos paracelsianos foram publicadas, referindo-se quase todos a medicamentos químicos. No final do século XVI, existia já uma imensa literatura sobre a nova matéria médica. Devido ao fato de a abordagem médica de Paracelso diferir tanto daquilo que era aceitável até então, estabeleceu-se uma enorme confrontação entre os paracelsianos e o sistema médico oficial em...
tracking img