TRABALHO TORNOZELO

429 palavras 2 páginas
TORNOZELO

OSSOS DO TORNOZELO

Tíbia; Fíbula e tálus.

LIGAMENTOS MEDIAIS
Ligamento Tíbio calcâneo; Ligamento Tíbio navicular; Ligamento Talo calcâneo medial.

LIGAMENTOS LATERAIS
Ligamento Tíbio fibular anterior; Ligamento Talo fibular posterior; Ligamento calcâneo fibular; Ligamento talo fibular anterior; Ligamento talo calcâneo;

GONIOMETRIA DORSIFLEXÃO
0°-20°

GONIOMETRIA PLANTIFLEXÃO
0°-45°
GONIOMETRIA EVERSÃO
0°-20°

GONIOMETRIA DE INVERSÃO
0°-45°

MÚSCULOS DA DORSIFLEXÃO

Tibial anterior; Extensor longo do hálux.

MÚSCULOS DA PLANTIFL

Fibular longo; Fibular curto; Gastrocnêmico medial e lateral; Sóleo; Flexor longo dos dedos; Flexor longo do hálux e Tibial posterior.

MÚSCULOS DA EVERSÃO

Fibular curto; Fibular longo; Fibular terceiro;

MÚSCULOS DA INVERSÃO

Tibial anterior; Extensor longo do hálux; Flexor longo dos dedos; Flexor longo do hálux; Tibial posterior.

ESPORÃO CALCANEO: Definição e tratamento

O esporão do calcâneo é uma protuberância óssea, que surge habitualmente na base do osso calcâneo, na sola do pé. Esporão costuma se desenvolver devido a micro traumas e inflamação crônica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar. Tratamento: Antiinflamatórios; Fisioterapia com exercícios específicos para os pés e panturrilhas; Cirurgia como ultima opção.
ENTORSE TORNOZELO
Definição e tratamento

O mecanismo mais comum da entorse de tornozelo é o trauma em inversão do pé. É uma lesão que causa estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo, principalmente a face lateral do tornozelo. Tratamento: Repouso; Gelo; Órtese; Analgésico e antiinflamatório; TENS; fortalecimento muscular e fisioterapia funcional.

FASCIITE PLANTAR
Definição e tratamento

A fascite plantar é uma inflamação do tecido denso na sola do pé. Esse tecido é denominado fáscia plantar. Ele liga o calcâneo aos dedos e cria o arco do pé. A fascite plantar ocorre quando há muita

Relacionados