TRABALHO TIA ELIZABETE CONCLU DO 1

401 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO UDF
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1/A
ALUNA: MARIA ELIZABETE NUNES DA SILVA
RGM: 15251357

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS

BRASÍLIA – DF
2015
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – UNIDADE II – ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO

A) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

De acordo com Froebel “as crianças são plantinhas de um jardim no qual o professor é o jardineiro”, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a ludicidade de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promoveu desenvolvimento de importantes processos relativos ao aprender, por essa razão não deve ser banalizado na escola.
Não que o brincar seja a única possibilidade de desenvolvimento, mas é necessário que haja um espaço para que isso ocorra.

B) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista?

Socialismo busca esclarecer as mudanças sociais que a sociedade sofre, devido a grande aceleração industrial e urbanização, vem mostra para as pessoas como que o sistema capitalista castiga o indivíduo, para obter lucros.

Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da dos socialistas, defendiam somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamento seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens sempre existiu, chamada consciência coletiva.

C) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas

Relacionados

  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas